segunda-feira, 30 de maio de 2016

DUO ENRICO EURON e ANNE-GAËLLE CUIF (Itália/França)

ENRICO EURON - ANNE-GAËLLE CUIF e SERGIO DA COSTA E SILVA
XI RioHarpFestival
Palácio Pedro Ernesto - 02/06/2016
Enrico - Compositor, músico e pesquisador. Considerado um dos mais importantes harpistas célticos da Europa. Sua formação foi feita no Conservatório de Turim especializando-se em música medieval. Durante suas apresentações, o artista tem o hábito de narrar detalhes e origens da música executada, muitas vezes de forma divertida, entretendo deliciosamente o público com as lendas fabulosas. Esse mestre da harpa já realizou mais de 500 concertos, gravou 9 CDs e escreveu livros sobre a história da harpa céltica e suas técnicas.
Anne-Gaëlle é compositora, pesquisadora, vocalista, harpista e poeta. Nascida na região de Champagne (França) começou seus estudos no Conservatório de Reims com harpa céltica e harpa clássica. Especializou-se em harpa céltica e repertório Irish Scottish. Continua a estudar letras, filosofia e música se aperfeiçoando na Itália, a "nação do coração, graça e alma". Amante e pesquisadora do humanismo medieval alia-se ao Maestro Enrico Eurion e grava em uma cripta do oitavo século, em Vilar San Costanzo, o CD Ondas Pessoais - uma novidade para a música céltica e para um bom começo do duo. Esta gravação "é o resultado de uma alquimia especial entre fadas, gaélicos e demônios azuis, sempre um novo fogo e alma em vida".
E assim finaliza-se o espetaculo XI RioHarpFestival 2016, o maior festival de harpas do mundo. Um evento que tem a duração de 1 mês e acontece desde o ano de 2006, sem interrupções, trazendo uma gama de harpistas consagrados dos 4 cantos do mundo. Sergio da Costa e Silva é o diretor da série Música do Museu e do RioHarpFestival que vem batalhando arduamente para manter a qualidade e a beleza do projeto. Nesse ano, o destaque foi poder mostrar ao público carioca as diversas formas de harpas e seus sons característicos: a llanera, a céltica, a indiana, o corá "uma harpa-alaúde de 21 cordas popular em países africanos", a paraguaia e, claro, a clássica. Esse festival é sucesso garantido. Vida longa ao RioHarpFestival!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário