quarta-feira, 13 de agosto de 2014

NELSON SARGENTO em APOTEOSE DO SAMBA: 90 ANOS DO SARGENTO

NELSON SARGENTO e MONARCO 
Academia Brasileira de Letras – 13/08/2014
Presidente de Honra da Estação Primeira de Mangueira, compositor, cantor, ator, além de escritor, pesquisador da música popular brasileira e artista plástico, Nelson Sargento é o grande veterano do samba brasileiro na atualidade. Autor da pérola e do lema “O Samba Agoniza Mas Não Morre”, título lendário e marcante para a música popular tão sofrida e menosprezada desde a década de 50, quando os adeptos do movimento eram marginalizados e segregados pela sociedade. Em 1955, em parceria com Alfredo Português, compôs o samba-enredo Primavera ou As Quatro Estações do Ano, considerado uma das composições mais belas de todos os tempos.
E, endossando essa homenagem, Nelson não entra sozinho nesse auditório. Ele vem acompanhado por Monarco, um dos mais respeitados compositores da Portela que participa lado a lado neste evento. Uma forma de exaltar a sua estima e admiração pelo compositor que tanto lutou em prol do samba brasileiro.
Uma linda comeroração, uma festa digna de um príncipe. Sim, um príncipe do morro, um homem nobre de reinado humilde, afligido e minoritário mas que tem os seus anseios na poesia e no lirismo. Tem também o poder de tocar a vida pra frente pelo intermédio da música, amenizando o cotidiano e suavizando os conflitos.

Essa é a fonte da melodia nata que abastece a inspiração do sambista do morro. Germinada no coração, sem a lapidação escolar e sem a letra acadêmica. Seu som provém da alma, seu ritmo está no sangue e seu compasso se alimenta da vivência. Um legado de sacrifícios e de glórias!!!  Viva o samba brasileiro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário