segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ALEXANDRE RACHID e ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ

ALEXANDRE RACHID e ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
Escola de Música da UFRJ11/08/2014
Abertura da Semana de Aniversários da Escola de Música da UFRJ, comemorando 90 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, 80 anos da Revista Brasileira de Música e 60 anos do Órgão de Tubos Tamburini – o 5º maior órgão do Brasil e considerado um patrimônio da Cidade do Rio de Janeiro. O único órgão instalado dentro de uma sala de concertos e consta de 4 teclados de 64 teclas cada, 122 tabletes de registro, pedaleira com 32 teclas, 3 pedais de extensão e crescendo, os someiros, a consola e seus 4.620 tubos. Como resultado da tecnologia moderna o instrumento passa a ser agraciado com transmissão digital, gravador, reprodutor e conexão midi. Enfim, uma relíquia brasileira que tem o dever de ser preservada e se manter atuante em prol do patrimônio e do público.
O solista responsável por tão raro e difícil instrumento é o Bacharel e Mestre em Orgão pela UFRJ e Doutor em Música pela UNIRIO, Alexandre Rachid, compositor que teve diversas peças de sua autoria executadas pela Europa e China. Atualmente é Professor Adjunto de Órgão na Escola de Música da UFRJ.
No repertório tivemos: Sugestões de Coral e Dança (Guerra Peixe); Concerto Para Órgão e Orquestra de sua autoria (peça inédita); e Sinfonia em Sol Menor (Alberto Nepomuceno).
A grandeza e o vigor da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Roberto Duarte, enalteceram essa solenidade de forma arrebatadora proporcionando ao público o privilégio de vivenciar esse momento de paixão intensa (e quase palpável) proveniente da boa música. Simplesmente Sublime!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário