terça-feira, 19 de abril de 2016

MÁRCIO GOMES

ALCYR - MÁRCIO GOMES e AGOSTINHO SILVA
Teatro Sesi-Centro - 19/04/2016
No ano comemoração do centenário da criação do samba, ritmo derivados do batuque, que era associado à religiosidade e do lundu, dança festiva extraída do próprio batuque e considerada extremamente lasciva devido aos toques dos corpos na região umbilical do casal e a outras malemolências de traços sensuais. A palavra samba deriva-se de semba que significa umbigada.
O marco inicial da história do samba foi a gravação de Pelo Telefone, registrada na Biblioteca Nacional em 27/11/1916, de autoria de Donga (Ernesto dos Santos) e do jornalista Mauro de Almeida, composta no quintal da casa de Tia Ciata, na Praça Onze, onde a melodia teve participação coletiva entre eles estavam Pixinguinha, Sinhô, João da Baiana e outros.
Esse é o enredo que Haroldo Costa pretende mostrar ao longo desse projeto. Márcio Gomes dá o pontapé inicial nessa história  cantando esses primeiros sambas que surgiram, inclusive Pelo Telefone. Uma amostra belíssima da versatilidade desse artista que tem como estilo a  maneira apaixonada da seresta, o romantismo do samba-canção, o lirismo do fado, a expressão ardente do tango entre outros. A dança também faz parte do projeto e Haroldo traz para o palco a exibição de um lundu, onde a umbigada é demonstrada com muito movimento e colorido pelo casal de bailarinos Eloah e Marcos. Parabéns a Haroldo Costa, um pesquisador tarimbado, que vem batalhando ao longo dos anos produzindo projetos e assinando livros impecáveis sobre a história do samba brasileiro. Sensasional. Vale a pena acompanhar Na Batida do Samba!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário