quarta-feira, 23 de março de 2016

RUY CASTRO e FERNANDO MERLINO - A NOITE DO MEU BEM

RUY CASTRO -  FERNANDA PEDROSA - MONICA CHATEAUBRIAND e FERNANDO MERLINO
Tribunal de Contas do Estado - 23/03/2016
Num papo informal e com muita música, Ruy Castro expôe o comportamento musical vivido na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1946 a 1965 onde o requinte das boates e seu ilustres frequentadores imperavam na noite. O samba-canção era a música do momento. Seus intérpretes, nomes como: Fernando Lobo, Dolores Duran, Maysa, Elizeth Cardoso, Miltinho, Nora Ney e outros de igual quilate.
Esse novo local de encontro, as boates, surgiram a partir do fechamento dos grandes cassinos brasileiros por ordem do presidente da república, Eurico Gaspar Dutra, o que gerou inúmeros desempregos atingindo artistas e profissionais do ramo gastronômico. 
E para que esse ambiente acontecesse houve inúmeras modificações no sentido de compactar orquestras para formações menores e adequá-las ao novo estilo. Um piano, um contrabaixo e um sax já era suficiente para isso pudesse suceder.
Monica Chateaubriand abre essa roda de conversa cantando A Noite do Meu Bem, composição de Dolores Duran e título do mais recente livro de Ruy Castro. O pianista Fernando Merlino foi quem a acompanhou e executou de todo o repertório significativo dessa história.
Monica e Fernanda Pedrosa foram as entrevistadoras dessa conversa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário