terça-feira, 15 de março de 2016

GRUPO SEMENTE

BRUNO BARRETO - BERNARDO DANTAS - JOÃO CALLADO - MARCOS ESGULEBA - ALISON LIMA e JOSÉ PAULO PESSOA
Rádio Roquete Pinto - 15/03/2016
O Grupo Semente está na praça há 18 anos. Exatamente no coração da Lapa. E, sendo assim, um dos grupos representantes do movimento cultural de revitalização desse bairro. Hoje a Lapa volta a ser considerada o reduto da boemia, o point carioca, o local de maior concentração da música no Rio de Janeiro. O Grupo Semente se fez reconhecido e respeitado ao longo desses anos. Iniciou acompanhando a cantora Teresa Cristina, e o fez nos 13 primeiros anos de atuação, diversificando também seu caminho para a carreira solo e acompanhando outros ícones do samba como Nelson Sargento, D. Ivone Lara, Marisa Monte e muitos outros.
Recentemente tiveram a perda dolorosa do grande percussionista José Belmiro Lima, o Mestre Trambique, integrante do grupo desde a sua fundação e ligado à Unidos de Vila Isabel, onde fundou a escola de samba mirim Herdeiros da Vila e autor também do samba "Na Aba" em parceria com Nei Silva e Paulinho Correia que foi gravado por Martinho da Vila em 1982.
Essa lacuna que ficou aberta já foi preenchida pela presença de seu filho, Alisson Lima, um percussionista tão tarimbado e harmonioso quanto o pai.
Enfim, o Grupo Semente germinou, cresceu e floriu. A semente fez-se árvore frondosa e altaneira. E é na sombra desses galhos ramificados que o samba de raiz acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário