terça-feira, 22 de julho de 2014

JULIANA MANHÃES e SERGIO CASTANHEIRA em UMBIGAR

JULIANA MANHÃES e SERGIO CASTANHEIRA 
Teatro Sesi-Centro – 22/07/2014
Umbigada – Dança percussiva de origem africana e inserida no contexto nacional a partir do século XVII pelos escravos que a praticavam nos quilombos. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma dança ritmada, sensual e considerada, entre os brancos, como profana para a época, já que seus componentes além de ter um contato físico na região do ventre, usavam vestes curtas que deixavam o umbigo à mostra.
Mas tudo se faz novo. E Umbigar vem comprovar isso. O ritmo do batuque passa a ser substituído pelo solo de um único trombone ou de uma solitária guitarra, como mostra Castanheira, sem que a dançarina perca a essência da idéia ou prejudique sua expressão característica.
E essa estudiosa e talentosa dançarina é Juliana, atriz-performer, pesquisadora e arte-educadora que não mede esforços para aperfeiçoar seus conhecimentos. Viajou para a região de Moçambique e lá mergulhou de cabeça na fonte dessas origens.
Umbigar é um trabalho contemporâneo, singelo, poético e lúdico. É o corpo humano brincando com o instrumento musical em total sintonia e intimidade. Enfim, extraordinariamente harmônico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário