sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MÚSICA EM PARATY E TARITUBA

BIRA ROMERO – SANDRINHO TK – BRENO PEREIRA – GRUPO 7 UNIDOS e CAIÇARAS

Paraty e Tarituba03 a 05/08/2012
Num aprazível giro pela costa oeste do Estado do Rio de Janeiro pude testificar mais uma vez que o Brasil é de fato um país musical. Com um berço de tantas influências rítmicas e inúmeras histórias colonizadoras o país cresceu e tomou força no batuque e no timbre de seus instrumentos. As vozes também foram alimentadas pelo canto da realeza, do lamento sofrido dos escravos, do louvor de adoração às diversas entidades e santos. Enfim, na cidade onde tudo é tradição a música também aparece como marco da História. Claro que nas cidades praieiras os bares e restaurantes são pontos culminantes.
No Restaurante Benditas encontramos Bira, um paulista de Ubatuba, radicado em Paraty e que canta na noite há 11 anos. Um amante das cordas, um amante da música.
No cais para um delicioso passeio de escuna com a duração de 6 horas, a música esquenta a embarcação no sonzão esperto de Sandrinho. O objetivo é não ficar parado. É se divertir apreciando o dia lindo de sol (mesmo em pleno agosto), as ilhas paradisíacas, as praias convidativas e os mergulhos ocasionais. E a música estava ali presente.
Uma boa pizza na lenha, uma "cachacinha" amiga e a voz e o violão de Breno, no Restaurante e Pizzaria Porto da Pinga. Nada mais relaxante numa noite onde a lua se faz esplêndida. A caminho de casa, uma paradinha em Tarituba, uma pequenina vila de pescadores, porém grandiosa em tradição. O Festival de Música de Tarituba encontra-se na 5ª edição. Homens humildes e talentosos, que não vivem da música mas fazem dela um estímulo para viver. Cirandeiros, violeiros e cantadores unidos a 40, 50 e 60 anos com um mesmo objetivo: exaltar a canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário