sexta-feira, 29 de abril de 2011

SOMBRINHA

SOMBRINHA

Teatro Sesi-Centro – 29/04/2011
Paulistano de S. Vicente, Montgomery Ferreira Nunis, freqüentador assíduo das rodas de samba do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, e fundador do Grupo Fundo de Quintal, ao lado de Almir Guineto e Jorge Aragão, teve em sua primeira composição, "Marcas no Leito" a sorte de ser gravada por Alcione e depois, numa sequência de sucessos em parceria com Aragão, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Guineto e outros sambistas de renome, foi conquistando um patamar respeitável nesse círculo. Muitos intérpretes importantes do samba brasileiro teve pelo menos um sucesso de sua autoria e a presença de Sombrinha nos palcos cariocas é sinônimo de simpatia e boa música. Salve Sobrinha!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ANA COSTA

ANA COSTA

Auditório do BNDES – 28/04/2011
Cantora, compositora, instrumentista e arranjadora. Vem se expandido no mercado musical agraciada com prêmios significativos e com turnês nacionais e internacionais conquistadas com muito sucesso. Em parceria com Mart'nália, Zélia Ducan e Jorge Aragão, Ana lança agora seu segundo CD intitulado "Novos Alvos", mostrando composições de grande teor de qualidade mesclado ao ritmo marcante do batuque expressando a verdadeira linguagem brasileira, além de mostrar sambas de outros compositores que influenciaram na sua carreira como Noel Rosa, Hermínio Bello de Carvalho, Martinho da Vila e outros. Um trabalho que faz jus a competência da artista.
http://www.myspace.com/anacostasamba

PEDRO LUIS e a PAREDE

SIDON SILVA - MÁRIO MOURA - PEDRO LUIS - CA FERRARI e CELSO ALVIM

Rádio Roquete Pinto – 28/04/2011
Banda carioca que já conta com 15 anos de estrada e um público fiel que vem se multiplicando vertiginosamente, fazendo mais adeptos a cada ano. Seu estilo descontraído, onde a percussão é o ponto forte do grupo, desenvolve um trabalho pop, moderno, diferente que agrada todas as faixas etárias. Mas esse som não fica só por aí, Pedro Luis e essa sólida Parede ampliaram esse potencial para a criação da oficina Monobloco, um projeto de ensino de instrumentos de percussão que também cresce, com muito sucesso, a cada ano e atinge seu ponto culminante no Carnaval. Um excelente programa prá quem gosta e quer aprender a fazer o som dos batuques.
http://www.myspace.com/pedroluiseaparede

quarta-feira, 27 de abril de 2011

JOÃO BOSCO

JOÃO BOSCO
Teatro Sesi-Centro – 27/04/2011
Um banquinho, cálices d'água, uma boa luminosidade e um violão é o suficiente para ele. Sem banda e sem roteiro ele faz a alegria da platéia utilizando-se de um perfil intimista e um repertório improvisado pelas seqüências dos acordes, dos temas, dos momentos e da luz da sua memória. Um artista verdadeiro: simples, descontraído e autêntico. Um mineirinho talentoso e inovador que traz um brilho no peito que se estende e reflete no coração do Brasil.

terça-feira, 26 de abril de 2011

VIRGÍNIA RODRIGUES Convida TINGARÁ SANTANA

ALEX MESQUITA - VIRGÍNIA RODRIGUES e TINGANÁ SANTANA CCBB – 26/04/2011
De origem humilde, essa autêntica baiana da cidade de Salvador muito tem contribuído para a difusão da nossa música popular. Com uma voz vibrante, ora enérgica, ora macia, ela passeia com seu canto pelos jardins do erudito e pelas planícies do popular. Uma artista perfeita, grandiosa, magnífica... Tingará, cantor e compositor que tem como característica evocar suas raízes, mantendo os idiomas africanos como o iorubá, o kicongo e o kibundo, além do português, inglês e francês. Alex Mesquita, professor da UFBA, violonista experiente e talentoso que nessa apresentação fica com a responsabilidade de garantir os arranjos musicais dos intérpretes, executando-os com extrema propriedade e beleza. Um grande espetáculo que marca êxito no palco do CCBB.

ME SALVE, MUSICAL!

GUSTAVO GASPARANI – FERNANDO ALVES PINTO – SUSANE RIBEIRO E KELI FREITAS Casa de Cultura Laura Alvim – 22/04/2011

Um renomado escritor de musicais, uma atriz dramática ultrapassada. Uma relação a dois conturbada e desgastada. Aeroporto: Ponte aérea Rio-Nova York. Uma aeromoça ansiosa que aposta tudo por um casamento, uma francesinha dark e mal-humorada que procura o pai brasileiro que nunca a conheceu. Um terapeuta, um investidor e uma bailarina acrobata. Um vírus disseminado com rapidez que tem como sintomas o poder de cantar e se alegrar. Embarquemos nessa nave, em companhia da "Doida do Boing", para uma viagem bem pitoresca!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

TURÍBIO SANTOS – FRANCISCO FRIAS e RICARDO COSTA

RICARDO COSTA – FRANCISCO FRIAS e TURÍBIO SANTOS Teatro Sesc Ginástico – 19/04/2011
O cancioneiro brasileiro é de uma vasta riqueza em talento, musicalidade e poesia. O universo do choro, que teve seu nascimento na cidade do Rio de Janeiro e que se espalhou pelos continentes a fora é o exemplo típico do brilhantismo do músico nacional. E para expressar essa modalidade ninguém melhor do que Turíbio, grande virtuose e cultor dessa e de tantas outras temáticas. Mas ele não vem sozinho, traz consigo Francisco Frias, niteroiense, mestre em música pela University of Miami e integrante da diretoria do AV-Rio, para que juntos possam mostrar o tanto de belo que habita nas composições de João Pernambuco, Dilermano Reis, Garoto, Jacob do Bandolim dentre outros. E ritmando esse espetáculo, a presença de Ricardo foi o toque ornamental e suave que complementou esse mosaico do choro. Para quem assistiu, ficou a certeza da qualidade inigualável da música brasileira e a constatação de que os músicos brasileiros são de fato os melhores do mundo.

BATUQUE NA COZINHA Convida DÉLCIO CARVALHO

JUNINHO TRAVASSOS - DENNIS SANTANA - PAULO ROBERTO - ANDRÉ CORREA - BRUNO SANTOS & DÉLCIO CARVALHO

CCBB – 19/04/2011

Mais uma atração permanente no reduto da Lapa, Batuque na Cozinha, grupo apadrinhado por Martinho da Vila e que conquistou com grande mérito seu espaço no circuito do samba. Sua apresentação vem registrar e valorizar ainda mais o potencial desse projeto genuinamente carioca. Mas o Batuque na Cozinha não entra sozinho nesse pedaço, traz consigo a força do baluarte de geração anterior: Délcio Carvalho. Compositor honrado que tem como principal parceira a respeitável Dama do Samba, D. Ivonne Lara. Um espetáculo representativo da cultura do Rio, dos valores da nossa música, da tradição boêmia e talentosa dos compositores que por aqui passaram. Salve a Lapa!!!!
http://www.myspace.com/grupobatuquenacozinha
http://www.delciocarvalho.com.br/

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LEILA PINHEIRO

LEILA PINHEIRO

Teatro Rival - 18/04/2011
A escolha elegante que essa paraense tem em preparar sua discografia pode-se comprovar a qualidade e o bom gosto do seu trabalho. Além de excelente multiintrumentista, a talentosa cantora possui um "feeling" apuradíssimo que sabe exatamente como atingir o âmago daqueles que apreciam a sua música. Leila canta Renato Russo. Nunca o rock brasileiro, o rock progressivo, o pop rock e o punk rock lhe caíram tão bem. A essência das composições de Renato arranjadas pela versatilidade de Leila, propiciou um panorama musical único, autêntico, exclusivo. Cada escolha da artista é um vislumbre de sensibilidade e poesia. Esse é o Seu Segredo Mais Sincero!!!
http://www2.uol.com.br/leilapinheiro

RONALDINHO DO CAVAQUINHO Convida PATRICK ANGELLO

PATRICK ANGELLO & RONALDINHO DO CAVAQUINHO

Centro Cultural Light – 18/04/2011
Nenhum instrumentista tem tanta intimidade com o universo de Waldir Azevedo do que Ronaldinho do Cavaquinho. Muitos dos originais das composições do artista foram doados a Ronaldinho pelos próprios familiares de Waldir, sabendo o quanto isso seria bem preservado e aproveitado. Esse honroso voto de confiança endossa ainda mais a qualidade do trabalho desse respeitável cavaquinista e sua integridade. É um grande prazer conhecê-lo e poder mergulhar juntos na obra de Waldir Azevedo. Patrick Angello, jovem violonista, porém muito experiente no que faz, é o convidado de hoje nessa série, podendo-se comprovar que o artista já nasce artista. Ele só aperfeiçoa o talento com estudo e habilidade. Esse moço surpreende, sobressai, brilha!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ADRIANA MOREIRA

ADRIANA MOREIRA
Auditório do BNDES – 14/04/2011
Amante das raízes brasileiras, essa paulistana resolveu optar em favor do samba. Conhecendo a obra do compositor baiano Batatinha, interessou-se pelo trabalho e resolveu gravar o "Direito de Sambar", seu primeiro CD em carreira solo, feito inteirinho com composições de Batatinha. Adriana possui um talento maduro, uma seleta escolha de repertório, uma bonita presença de palco e uma voz dotada de grande excelência. Tudo lhe cai acertamente. Se há erros, são imperceptíveis.
http://www.myspace.com/adrianamoreira

quarta-feira, 13 de abril de 2011

VICTOR BIGLIONE em TANGOS TROPICAIS

VICTOR BIGLIONE – CLÁUDIO INFANTE e MARCOS RIBEIRO Teatro Sesi-Centro – 13/04/2011
Guitarrista e compositor eminente, argentino de nascimento, carioca e botafoguense de coração. Ex-integrante do grupo A Cor do Som na década de 80 e considerado um dos maiores instrumentistas da atualidade, apresenta hoje um espetáculo inusitado e de alto requinte: Tangos Tropicais – essa idéia foi do produtor e jornalista Nelson Motta e entregue a Biglione para os arranjos e todo o desenvolvimento do trabalho, que extraído de uma coletânea honrosa de composições brasileiras pode ter suas vertentes transformadas aderindo ao estilo do tango tradicional. O que ficou perfeito, belíssimo, altamente romântico, calliente. Confiram!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

GUINGA

GUINGA
Teatro Sesc-Ginástico – 12/04/2011

Carioca, compositor, violonista, cantor e dentista (profissão que exerce paralelamente com a música), Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, conta com uma carreira vitoriosa, inúmeras premiações e incontáveis elogios de crítica e de público. Suas obras foram gravadas por intérpretes ilustres da nossa música, destacando-se Leila Pinheiro que o homenageou gravando um CD intitulado "Catavento e Girassol", onde todas as composições são de sua autoria. Um músico brilhante com um repertório primoroso e um indivíduo simples mas que sabe aproveitar o que de melhor que a vida oferece. Morador do Leblon, figura praieira e de vital importância no seu círculo de amigos, amante do choro e da boa música e dono de coração nobre. Esse é Guinga!!!
http://www.guinga.com/

BATALHA DE MCS

MENINO DAVI - NISSIM - ANDRÉ ZOVÃO – SANDRO MACHINTAL - SLOW e DURANGO KID

Centro Cultural Banco do Brasil – 12/04/2011

"Um outro olhar sobre ele", o RAP no Brasil, a transformação social, cultural e política infiltrada no leque musical nacional. Mais uma influência, mais uma radicação, mais um estilo que permanece. MC [ significa Mestre de Cerimônia, aquele que apresenta, canta e compõe seu material de improviso. DJ [ interpreta a música de início criando mixagens para ela. Ambos são importantes na festa. Cada qual com sua peculiaridade. Mas existem surpresas nestas apresentações. E tendo já a festa armada, a chegada do Menino Davi, de apenas 6 anos de idade, cantando, improvisando e dançado como gente grande, foi o grande sucesso da tarde. Esse moleque sabe das coisas, conhece a malandragem e tem talento. Os MCs é que se cuidem porque no pedaço despontou um rei.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MONARCO & MARQUINHO DO PANDEIRO

MARQUINHO DO PANDEIRO e MONARCO

Teatro Sesi-Centro – 08/04/2011 Matematicamente falando, Monarco está para a Portela como a Portela está para Monarco. Mas como o samba não é uma ciência exata e sim um pulsar de ritmo cadenciado na alma, com uma marcação tão vibrante que governa os compassos do coração. Samba é entusiasmo, é sentimento, é descontração, é a realidade do brasileiro. E de samba Monarco entende. Portelense autêntico, compositor renomado, ganhador de diversas premiações e dono de um coração de ouro. Marquinho do Pandeiro, parceiro de Monarco é também uma figura de importância no samba carioca. E essa dupla foi a vencedora do concurso Samba de Quadra, realizado no Circo Voador, com a direção de Paulo Roberto Direito e apresentado por Haroldo Costa. Título do Samba: "A Grande Conquista".

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SORAYA RAVENLE

SORAYA RAVENLE & JÚLIA BERNAT Espaço Sesc Copacabana – 06/04/2011

É chegada a hora! A cantora e atriz Soraya Ravenle lança seu primeiro CD solo tão esperado por ela e pelo público que a acompanha há algum tempo. Paulo César Pinheiro foi o compositor homenageado para ser interpretado por Soraya. Garimpando o seu vasto repertório poético de canções inéditas a artista teve a autonomia para escolher e montar o "Arco do Tempo", fazendo-o de maneira primorosa e muito bem assessorada por Alfredo Del Penho, um jovem virtuose, profundo conhecedor das nuances da música brasileira, e que produziu, tocou e arranjou esse trabalho. Mas as surpresas não acabaram-se aqui. A presença de Júlia Bernat, filha de Soraya e sobrinha de Ithamara Koorax deu o arremate final no relevo dessa obra. Cantando em dueto com sua mãe, ela foi admirada pelo talento, a bela voz e a postura altamente profissional. Um show de beleza, qualidade e poesia.

terça-feira, 5 de abril de 2011

SURURU NA RODA

SURURU NA RODA – SILVIO CARVALHO – FABIANO SALEK – NILZE CARVALHO e CAMILA COSTA CCBB – 05/04/2011

Sururu é a cara da Lapa atual. Acompanhou todo esse movimento de revitalização do bairro assistindo o ressuscitar do reduto boêmio como o acordar de uma Fênix. Lapa e Sururu se fundem numa só linguagem, numa só alma, numa só alegria que é distribuída de bom grado para os seus freqüentadores. E num botequim qualquer da "Lapa de Todos os Sambas" esse quarteto homenageia o mais valoroso de seus filhos, o "Poeta da Vila – Noel Rosa", que cantou como ninguém a vida despreocupada e vadia e os conflitos do coração do boêmio. E Sururu não pára aí... Sua nova proposta chama-se Movere.me. Sempre criativos e inteligentes! Vejam maiores detalhes no site do grupo. "Uma nova maneira de inovar e de realizar idéia". http://www.sururunaroda.com.br/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

RONALDINHO DO CAVAQUINHO convida CAROL D’ÁVILA

RONALDINHO DO CAVAQUINHO - CAROL D'ÁVILA – WELLINGTON MONTEIRO – JOÃO RAFAEL e GABRIEL SALLES
Centro Cultural Light - 04/04/2011
Dando segmento ao projeto Choro Aperitivo, gostaria de afirmar que Ronaldinho conta com um grupo instrumental de grande desenvoltura e peritos no que fazem. As serestas, as modinhas, as composições eruditas, tudo se faz novo no estilo de choro-canção comandado por Ronaldinho. Nesta semana, a convidada foi Carol, jovem flautista que não se intimidou com esse time. Aderiu perfeitamente à sonoridade desses virtuoses deixando a platéia apaixonada com o apurado talento em tão terna idade. Um espetáculo com sabor bem brasileiro!!! http://www.ronaldinhodocavaquinho.com.br/

domingo, 3 de abril de 2011

SILVIA BRAGA Convida VÂNIA FERREIRA – LEONARDO BRUNO – NADJA DALTRO e Outros

SILVIA BRAGA - VÂNIA FERREIRA – LEONARDO BRUNO e NADJA DALTRO Sala Baden Powell – 03/04/2011 Brilhante iniciativa de executar um show beneficente em prol da instituição filantrópica Ação Cristã Vicente Moretti, que atente crianças carentes portadoras de múltiplas deficiências no município do Rio de Janeiro, Silvia Braga, harpista de grande reputação no âmbito musical, convidou músicos ilustres para que juntos pudessem angariar recursos imediatos para esse estabelecimento. Também participaram desse movimento Cristina Braga, Ricardo Medeiros, Gilson Peranzetta e Mauro Senise. Toda a renda da bilheteria e da venda de CDs e DVDs dos artistas foram doadas para a respectiva instituição. Um belo exemplo a ser seguido de solidariedade, de amor ao próximo, e de extrema generosidade. Benditos sejam esses anjos ministradores do bem!!! http://www.nadjadaltro.mus.br/

sábado, 2 de abril de 2011

EU TE AMO MESMO ASSIM

OSVALDO MIL & LAILA GARIN Teatro das Artes – 02/04/2011 Baseado na obra do poeta Ovídio, escrita há mais de dois mil anos, esse manual do amor é demarcado por três situações fundamentais em um relacionamento: a conquista; a permanência com o romance; e a diluição dele da forma mais suave e sem ferimentos. O roteiro consta de 21 melodias de grandes compositores que souberam cantar o amor com sentimentos profundos e com muita particularidade como: Chico Buarque, Cartola, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento e outros. O casal baiano que entoam essas canções, o fazem de maneira deleitosa e comovente. O texto é uma cascata de encantamentos, galanteios e poesia, extasiando a platéia e impulsionando-nos a manter uma intensidade mais calorosa ao exercer as faculdades herdadas pela deusa Afrodite. Uma delícia do Olimpo que se estende até nós!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CECÍLE TAQUOI & QUINTETO

SERJÃO DE JESUS – PETER O'NEIL - CECÍLE TAQUOI – BRUNO AGUILAR – CEZAR DÓRIA e GEÓRGIA CÂMARA Teatro Municipal Café Pequeno – 01/04/2011

Francesa, radicada há 12 anos no Brasil, dona de uma voz acalentadora e lapidada, um perfil terno, um potencial grandioso, e que se propôs preparar para esta noite um minucioso repertório que constam de lindas canções francesas, americanas e, claro, brasileiras. Nesse show, "Três Culturas, Um Som", a uma forma gentil de homenagear as nacionalidades participantes desse espetáculo foi bem evidenciada. Em seu quinteto, Peter O'Neil (flautista e saxofonista) é cidadão americano, e os demais integrantes são brasileiros. Cecíle acertou o alvo. Tudo ficou perfeito!!!