sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PAULA MORELENBAUM

PAULA MORELEMBAUN
Teatro do Sesc Tijuca - 15/11/2013

Paula teve o privilégio de ser convidada pelo próprio Tom Jobim para integrar a Banda Nova, ao lado de Jaques Morelembaum (seu esposo), Danilo Caymmi, Maucha Adnet e outros. O grupo foi criado com a finalidade de acompanhar o maestro em shows e gravações pelo Brasil e pelo exterior. Isso ocorreu por mais de dez anos, atestando assim a qualidade e o refinamento do trabalho da artista, que ao longo dos anos vem se apresentando como renomada cantora jazzística e de MPB. Nesse projeto, a oportunidade de poder mostrar a grandiosidade do seu trabalho foi perfeita. Num repertório elaborado por canções de Vinícius de Moraes e seus parceiros, Paula presta uma sublime homenagem ao centenário do poeta, cantando em um auditório repleto onde as palmas não foram poupadas. Magnífica!!!

IZZY GORDON

IZZY GORDON - MOISÉS ALVES -  JUNIOR VARGAS - WILLIAM GORDON E FERNANDO ROSA 
Casa Rosa do Sesc Tijuca – 15/11/2013
Izzy nasceu e cresceu num ambiente prá lá de musical. Sobrinha de Dolores Duran e filha do cantor caribenho Dave Gordon, ou melhor, Mr. Caribe, título recebido por ser considerado o melhor cantor dessa região, e da também cantora Denise Duran, irmã da grande Dolores. Tal pai, tal filha – tal tia, tal sobrinha – como filhinha de grandes peixes, ela se transformou uma valorosa sereia de canto único e cristalino. Uma genética privilegiada, contribuidora para que Izzy adquirisse extrema sensibilidade e requinte musical. E hoje, experiente e amadurecida, vem encantando platéias com um repertório jazzístico e também repleto de canções brasileiras inesquecíveis. Uma voz única, poderosa e extensa, incrivelmente admirável.
E dando continuidade a geração de talentos, seu sobrinho, William Gordon, fez uma participação especial, cantando com Izzy a belíssima canção “Georgia On My Mind”, de Ray Charles. Além de cantor, William se apresenta como baixista.

Esse espetáculo majestoso fez parte do primeiro show do segundo dia do projeto SESC Amplifica na unidade da Tijuca. 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

HAMILTON DE HOLANDA TRIO

HAMILTON DE HOLANDA – THIAGO DA SERRINHA e ANDRÉ VASCONCELLOS
Teatro Sesc Tijuca - 14/11/2013
Hamilton – Seu bandolim é formado por 10 cordas e sua agilidade em dedilhá-las é extraordinária proporcionando uma acústica única, límpida, que ultrapassa os limites da experiência. Uma roupagem diferente que moderniza ainda mais o contemporâneo. Esse toque de magia é acrescentado ao choro, ao samba, ao jazz ou a qualquer outra modalidade musical tornando-a cada vez mais inovadora. Um virtuose brilhante a tal ponto que a imprensa americana o denominou de “Jimmy Hendrix do bandolim”.
André – Considerado uma das grandes referências do contrabaixo no Brasil, esse brasiliense vem participando de incontáveis tournées internacionais tendo a oportunidade de deixar registrado a sua versatilidade e destreza em cada apresentação. Produtor e compositor também desenvolve uma carreira solo tendo já lançado três CDs com grande aceitação do público e da crítica.
Thiago – Bandolinista, percussionista e compositor. Um nome de destaque no batuque do Jongo da Serrinha, criado no final da década de 60, em Madureira, e que tem a finalidade de preservar essa tradição rítmica e cultural trazida pelos nossos antepassados africanos. Como bandolinista Thiago integra o grupo que acompanha a cantora e pianista Leila Pinheiro, além de outros trabalhos.

Enfim, um trio que goza de ampla tarimba e que mantém uma intimidade bem estreita com a música instrumental, ao ponto de criar formas, produzir solos e extrair sonoridades excepcionais, exclusivas e admiráveis. Um espetáculo dinâmico e elegante. Bravo!!!

DELICATESSEN JAZZ

DELICATESSEN JAZZ: NICO BUENO - ANA KRÜGER - MANO GOMES 
Casa Rosa do Sesc Tijuca -14/11/2013
Projeto Sesc Amplifica - Mais uma honrosa iniciativa que chegou, com força total, exibindo um mix de jazz e bossa e proporcionando ao público a oportunidade de apreciar o que há de melhor do suingue brasileiro acoplado ao som jazzístico da América, incluindo atrações nacionais e internacionais espalhadas por várias unidades e também shows em palco aberto como aconteceu no Parque dos Patins.
Sabor da Música foi conferir os eventos na Unidade Tijuca e constatou um resultado excelente e digno de muitos aplausos.
A apresentação de abertura do projeto nessa unidade foi do grupo gaúcho Delicatessen Jazz que, como o próprio nome já cita, prima pelos arranjos elaborados no mais fino requinte e pela perícia dos músicos ao dedilhar improvisos, sem contar, é claro, na beleza da voz de Ana, que derrama suavidade e afinação nas interpretações.
Sabor da Música faz questão de endossar a qualidade e singeleza dessa banda. Para o público que não os conheciam e que assistiram ao espetáculo, tenho certeza que saíram admirados pela sensibilidade e destreza da musicalidade extraída por eles. E para os que não tiveram essa oportunidade, fica aqui a recomendação.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ZÉLIA DUNCAN

ZÉLIA DUNCAN
Academia Brasileira de Letras – 13/11/2013

Para fechar a série MPB na ABL de 2013, ela chegou espalhando energia e mostrando a qualidade da boa música brasileira. Fato esse comprovado por ter sido ganhadora do Prêmio da Música, nesse ano, nas categorias de melhor cantora e de melhor álbum pelo CD Tudo Esclarecido, onde a artista interpreta canções de Itamar Assumpção. Zélia é uma figura marcante: inteligente, perspicaz, emotiva e extremamente talentosa. Uma intérprete sensível. Uma compositora cheia de propriedade. Uma artista brilhante. E foi esse vigor que se instalou no palco da ABL. A beleza das canções como Alma (Pepeu e Arnaldo Antunes), Carne e Osso (Moska e Zélia Duncan), Doce de Coco (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho) e outras que estão no coração do público, provocaram aplausos extensivos e cheios de calor num auditório lotado. Zélia é realmente uma grande pérola da história da nossa música. 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ROSA MARYA COLIN e ELIANA PITTMAN

ROSA MARYA COLIN - DUDU VIANA - LENE DEVICTOR e ELIANA PITTMAN
Teatro Sesi-Centro – 12/11/2013
Última edição do ano do projeto A Canção Brasileira – de Chiquinha Gonzaga a Tom Jobim, fechando 2013 com preciosa chave de ouro da pureza de 22 quilates.
Rosa Marya, a cantora que exala melodia e que é revestida por uma aparência tímida, meiga e de fala sussurrada se agiganta quando entra em cena e projeta uma voz vibrante e admirável. E foi exatamente assim que aconteceu. Com um repertório voltado para as canções das últimas décadas, onde a beleza da inspiração de Jobim, Dolores Duran, Vinicius e outros grandes compositores da nossa música se fizeram presentes, arrancando longos aplausos da platéia.
Logo após e a vez da apimentada Eliana, artista majestosa, irrequieta e sensual que por manter um repertório tão diversificado, passeando entre tantas modalidades musicais, optou por apresentar um cancioneiro mais antigo onde exalta composições de Villa-Lobos, Inezita Barroso, Cascatinha e Inhana, etc., nos levando a uma inesquecível viagem nesse “Brasil de meu Deus”.
Duas artistas com trajetórias diferentes mas que unidas num mesmo palco se completam e ampliam seus talentos. Ambas cantoras internacionais, experientes, dotadas de uma afinação e extensão privilegiadas, reconhecidas por um público vasto e respeitadas por uma crítica exigente. 
Devo ressaltar também que as magníficas vozes foram emolduradas pelos arranjos do pianista mineiro Dudu Viana, outro grande perito da música instrumental, o que muito embelezou essa apresentação.
Vida longa a esse projeto! Que em 2014 volte com a mesma energia e requinte como brilhou nesse ano. Aplausos ao projeto, aos músicos que por ele passaram e um brinde caloroso para Haroldo Costa, o idealizador e incentivador de ações como essa.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TAINÃ FALCÃO e FÁBIO ALCÂNTARA

FÁBIO ALCÂNTARA e TAINÃ FALCÃO
Calçadão de Caxambu – 01/11/2013
É admirável o talento e a perseverança do artista brasileiro. Passeando despreocupadamente no início da noite pelo Calçadão de Caxambu ouço a deliciosa batida de um violão e uma afinadíssima voz feminina que chamou minha atenção. Aproximei-me, e eis que estavam eles: Tainã e Fábio, num cantinho estratégico da rua, de frente alguns barzinhos, acomodados com seus “apetrechos” sonoros e cheios de satisfação, cantando para um público espalhado porém atento. Achei lindo a simplicidade e o encanto que esses músicos produziam, apresentando um repertório seleto que abrangia inúmeras modalidades de ritmos nacionais e internacionais. Resolvi ficar e apreciar esses valores. Fiz uma excelente escolha. Uma excelente música acompanhada de uma boa refeição. E, claro, não faltou o aperitivo. Um retrato de uma noite feliz!
Mas o que eu não entendo é essa luta titânica para o artista conquistar seu espaço. Talento não se compra. É nato. É dom. O máximo que se pode acrescentar é um bom aperfeiçoamento na formação didática musical, nada mais.
Ver um trabalho tão sólido e tão maduro entregue às ruas, na esperança de que um interessado produtor ou patrocinador os acolham.
Não sou contra mostrar seu trabalho em vias públicas, o que muito alegra os transeuntes, mas deveriam ter um subsídio de empresas comerciais que se beneficiariam com esse entretenimento e não um “couvert irrisório” e, às vezes, nem isso.
Valorizem o artista brasileiro. Não permitam que essa virtude se perca ou caia no desânimo de quem já muito batalhou e não conseguiu encontrar uma porta aberta.

Salve o artista brasileiro, pois ele já nasceu vencedor!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

THAÍS MOTTA e JOSÉ TOBIAS

THAÍS MOTTA - MÁRVIO CIRIBELLI - JOSÉ TOBIAS - CIRO PEREIRA - HAROLDO COSTA - ADALBERTO MIRANDA e LENE DEVICTOR
Teatro Sesi-Centro – 15/10/2013
Uma presença graciosa, de gestos suaves, semblante juvenil e possuidora de uma afinação exemplar. É assim que se pode delinear a impressão que Thaís exerce sobre o público enquanto canta. E por desfrutar de um repertório abrangente ela passeia no coração da música popular brasileira com muita destreza e propriedade. Uma artista perfeita para contar e cantar a trajetória desse projeto. Apresentando-se muito bem acompanhada, ela traz consigo: no contrabaixo, o jovem Adalberto; e no piano, seu fiel “escudeiro”, Márvio, exímio pianista, compositor e arranjador niteroiense que tem na alma o brilho intenso da música.
Tobias, cantor pernambucano que prima pela voz potente e segura e que mesmo com a idade de 85 anos mantém-se íntegra, tendo também o privilégio de gozar da vitalidade e da alegria de um homem jovem. Com esse “vozeirão” abençoado, José Tobias pode ser considerado um excelente “contador de causos”, e suas inumeráveis histórias proporcionaram um grande divertimento na platéia, arrancando muitos sorrisos e até gargalhadas.
Essas são as características dos cantores brasileiros: a beleza da voz, a singeleza no palco, o bom-humor do artista, a emoção na alma, a melodia no coração e o sacerdócio prazeroso de apregoar a boa música como entretenimento para muitos.
Devo também salientar que o responsável por esse projeto é o jornalista, escritor, produtor cultural e ator, Haroldo Costa, que procura com esmero apresentar e difundir a musicalidade brasileira na forma mais harmoniosa da cultura, ressaltando valores e resgatando sucessos passados que são referências para nossa História. Aplausos prá vocês!!!

domingo, 13 de outubro de 2013

LUIS MELODIA e FLÁVIA BITTENCOURT

LUIS MELODIA - FLÁVIA BITTENCOURT - ALESSANDRO e LEANDRO SARAMAGO
Ginásio do Sesc Tijuca – 13/10/2013
Pérola Negra, Ébano, Estácio Holly Estácio, Magrelinha e muitas outras composições de grande repercussão fazem parte do afamado repertório de Melodia, que também é conhecido como Negro Gato, embora não seja uma composição sua, porém tem seu cunho registrado na gravação da canção. Melodia é um artista de grande reconhecimento e mantém em seus shows uma platéia lotada e cheia de energia. Privilégio para um artista poder dividir o palco com essa personalidade e Flávia Bittencourt assim o fez. Maranhense da cidade de São Luís, com indicações para vários prêmios musicais, portadora de uma voz agradabilíssima e de um porte prá lá de elegante ela traz consigo o aroma, o ritmo e o colorido da sua região. Apesar de sua aparência tão jovial, Flávia possui o amadurecimento de uma grande cantora o que realçou com um brilho intenso as canções apresentadas em duo com Melodia. Um show admirável, onde os valores musicais, acrescidos da experiência e do talento desses artistas proporcionaram ao público um entretenimento inigualável. 

sábado, 12 de outubro de 2013

SANDRA DE SÁ

SANDRA DE SÁ
Ginásio do Sesc Tijuca12/10/2013
Segunda noite super-bombástica da edição Música no SESC na unidade da Tijuca. Sandra chegou para arrasar. E arrasou mesmo! Suingue, gingado, batucada, samba no pé, nada faltou. Baculeju de Sá é esse o mais novo trabalho da artista que foi elaborado descontraidamente no meio de uma deliciosa cervejada com a sua banda. Uma folia que deu muito certo, e que não faltou a animação na pista dançante e quente onde o ritmo negro do blues, do soul e do samba imperou. Para um público entusiasmado, transbordante energia e sedento de movimento, esse é um baile que não se deve desprezar. Sandra é um furacão vigoroso. Abala estruturas e não permite que a inércia se faça presente. Se você gosta do clima, venha encará-la. Showzaço!!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

GUILHERME ARANTES

GUILHERME ARANTES
Ginásio do Sesc Tijuca - 11/10/2013
O projeto Música no Sesc assume novamente as suas apresentações na unidade Sesc Tijuca tendo como palco e acomodações o espaçoso ginásio de esporte da instituição, recebendo atrações do mais alto nível e bom gosto musical. Musica no Sesc conta com três shows mensais em dias consecutivos que vão de sexta-feira a domingo. E para abrir essa edição o cantor e compositor Guilherme Arantes se apresentou na forma deliciosa de voz e violão, mostrando canções do seu mais recente disco Condição Humana e também os sucessos que marcaram época e reuniu um público fiel, de diferentes idades, que vem perdurando até quatro décadas depois. Com a quadra lotada e o público cantando junto a animação foi total. Deve-se ressaltar também a excelente qualidade de som e luz que essa produção exibe. Esse é um projeto que merece ser acompanhado pelos atributos requintados que ele oferece. Gente, vamos lá!!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MARIA BETHÂNIA e as PALAVRAS

MARIA BETHÂNIA
Academia Brasileira de Letras – 09/10/2013
Num contexto transbordante de lirismo Bethânia tece um delicado bordado com os áureos fios da música e da poesia. Ambos entrelaçados, coladinhos, ordenados... Do jeitinho que ela gosta. Seleto, envolvente e impecável. Versos de Alberto Caeiro, ou Álvaro Campos ou ... Não importa os heterônimos! É Fernando Pessoa, o poeta predileto da artista, que se faz presente, ora sussurado, ora exaltado pelos cândidos lábios que proclamam, com avidez, o excelso trajeto dos versos, ampliando cada vez mais espaço ao se encontrar com as palavras de Ferreira Gullar, ou de Manoel Bandeira, ou de Clarice Lispector, ou da própria artista, e por aí se vão...
Vão os versos para o coração da música. Um abrangente coração. Receptivo, apaixonado e ansioso para emitir notas e acordes. E ela, a melodia, se desnuda e se revela por intermédio de inspirações que fazem moradas nas almas de Caetano, Beto Guedes, Luis Vieira, Paulinho da Viola e outros obcecados amantes da forma de fazer arte.
É este um pedaço do imenso universo de Maria Bethânia. O sublime recanto da poesia onde passeia a límpida e repousante sonoridade da música. Bethânia traz consigo a sensibilidade divina de apreciar, conviver e lapidar a arte. Sublime!!!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SAULO LARANJEIRA


SAULO LARANJEIRAS
Sala Baden Powell – 04/10-2013
Mineiro versátil e talentoso que construiu um universo consolidado onde a música e o humor fazem moradias. Possuidor de uma voz vibrante e qualificada, Saulo prioriza a sonoridade regional, onde a viola, a “contação de causos” e o cotidiano do caipira nos transportam por estradas repletas de “brasis”. Além da música de raiz, seus personagens seguem a mesma toada.
A simplicidade da Véia Messina, uma rezadeira de coração largo e ingênuo, dotada da alegria da vida. O boaideiro Zé da Silva, homem rude, defensor da natureza e desconhecedor da modernidade mas que usa seus “conhecimentos” para filosofar. O simplório caipira Geraldinho, o típico “contador de causos”, esperto, brejeiro e picante. O poeta cantador João Macambira, sertanejo impetuoso e que não tem “papas na língua”. O regente “bebum” Sabiá, homem saudosista do seu passado boêmio, maestro decadente mas que não larga a batuta. Deputado João Plenário, personagem que ganhou fama pela contemporaneidade e por estar inserido num quadro do programa A Praça é Nossa. Uma analogia a autoridade política corrupta, interesseira e mulherenta. Um enrolador do povo que usa um linguajar sem compreensão para deixar sua plataforma descompromissada.
Essas são algumas facetas desse habilidoso artista e produtor que visa mostrar o retrato do povo brasileiro em toda a sua característica. Um trabalho relevante e singelo, adornado pelo humor delicado porém realista, entremeado pela música e pela poesia regional. Êh, êh, Minas Geraes!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

4 CANTUS

MAURÍCIO DETONI – DANILO FREDERICO – ANA BAIRD e MARCELA MANGABEIRA
Sala Baden Powell – 02/10/2013
Uma insigne celebração aos 70 anos de Milton Nascimento e 40 anos do lançamento do primeiro álbum Clube da Esquina, título que faz referência ao local de encontro de jovens artistas que mesmo, ao relento, construíram um movimento musical revolucionário, onde a música mineira assumiu um patamar de destaque motivado pela riqueza melódica e pelas letras que reverenciam o tradicionalismo e a religiosidade da terra.
Num trabalho minucioso, o grupo 4 Cantus reuniu várias composições que englobam os dois álbuns e lapidaram com arranjos vocais preciosos que foram adornados por um instrumental qualificadíssimo. Enfim, um resultado sublime.
Mas a beleza do show não para por aí. Movimentos cênicos, cenário, e figurinos expressivos endossam a categoria dessa produção, intensificando o belo e o dinâmico aos olhos do público. Um espetáculo que deve ser assistido por todos aqueles que viram, ouviram e acompanharam o crescimento desse processo tão significativo para a música brasileira.
O Sabor da Música deixa aqui essa recomendação. Bravíssimo!!!

domingo, 29 de setembro de 2013

DORINA e GABRIELZINHO DO IRAJÁ em HOMENAGEM A LUIZ CARLOS DA VILA


DORINA - GABRIELZINHO DO IRAJÁ - RODRIGUINHO - RODRIGO JESUS - DUDU OLIVEIRA - LEANDRO SARAMAGO e RODRIGO VILLA
Sala Baden Powell – 29/09/2013
Dorina em honrosa homenagem a Luiz Carlos da Vila que, junto com Mauro Diniz, formavam o grupo Suburbanistas, onde cantavam composições de sambistas renomados do subúrbio carioca. Algum tempo depois, o grupo também criou o Bloco Carnavalesco Suburbanistas, que desfilava pelos bairros de Irajá, Oswaldo Cruz, Vila da Penha, Vista Alegre, Braz de Pina e Santa Tereza.
Faleceu Luiz em 2008, deixando um acervo valioso para o universo do samba.
Dorina, carioca da gema, nascida no bairro de Irajá e amante do samba brasileiro preparou um show a altura desse panorama, enriquecido por um time instrumental muito bem qualificado onde a obra de Luiz Carlos da Vila foi relembrada e exaltada com os sambas preciosos, muito ricos em melodia e tocantes em poesia.
E para ampliar essa homenagem, Dorina trouxe consigo o jovem cantor, versador, compositor e partideiro, Gabrielzinho do Irajá, autor do hino da escola de samba mirim Os Filhos da Águia e grande admirador e amigo da família Caymmi.
Uma festa bonita de se assistir. O samba brasileiro sobe ao palco com Dorina para celebrar e engrandecer a figura inesquecível de Luiz Carlos da Vila.
Enfim, A Vida É Assim, Cantado a História do Samba e das Raças do Brasil, obtém-se como Herança o Doce Refúgio da Profissão que transcende Além da Razão, realça A Luz do Vencedor, e testifica para o mundo que o Show Tem Que Continuar...

sábado, 28 de setembro de 2013

RENATO BRAZ convida ÁUREA MARTINS - ALICE PASSOS e SAORI OZAWA

SAORI OZAWA – ÁUREA MARTINS – RENATO BRAZ e ALICE PASSOS
Sala Baden Powell – 28/09/2013
Num show intimista e cheio de balanço, a fineza desse paulistano se fez presente. Um músico talentoso, que ama o que faz, e o faz muito bem. Há suavidade e afinação na sua voz e suas composições trazem o brilho da boa música, folheada com o cunho talentoso dos seus parceiros. No singelo formato de voz e violão Renato divide o palco com seus convidados. São eles:
Áurea Martins – Conceituadíssima cantora das noites e dos palcos, que ao longo dos anos veio conquistando um público fiel e exigente quando se trata de música.
Alice Passos – Jovem e talentosa cantora que vem se dedicando à música desde muito cedo. Aos 15 anos já possuía um lugar de destaque nas casas de show da Lapa. É também flautista da Orquestra de Sopros da Pro Arte. Um talento sem limites.
Saori Ozawa – Cantora japonesa apaixonada pela música brasileira e que se apresentava no Oriente cantando Bossa-Nova e MPB. Atualmente mora no Rio de Janeiro e canta em parceria com Clarisse Grova. Recebe também inúmeros convites para fazer participações em show de cantores renomados. Dotada de uma voz suave e doce, Saori tem um repertório de qualidade, cheio da essência brasileira de compositores como Noel Rosa, Assis Valente e outros bambas e mestres da nossa música. 
Uma apresentação repleta de simplicidade porém com rico conteúdo musical. Aplausos!!!!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JULIANA MAIA em UMA VIAGEM MUSICAL


JULIANA MAIA – LUCIA HELENA - GABI BUARQUE e FERNANDO MERLINO
Sala Baden Powell – 27/09/2913
Uma romântica apresentação do nosso cancioneiro apresentado por Juliana, cantora conservatoriense, que traz consigo o fulgor da música herdada por sua cidade natal. Ela utiliza também uma performace montada com figurinos de época como a elegante dama da Belle Époque, lembrando o período de grandes transformações na sociedade que inovou os costumes na cidade do Rio de Janeiro e deixou fortes influências na música. O áureo tempo do rádio foi apresentado e personificado pela figura de Dalva de Oliveira - A Rainha da Voz -, cantando melodias inesquecíveis de Herivelto Martins. O requebro brasileiro também foi representado com as alegorias estilosas de Carmem Miranda. Enfim, um passaporte valioso para esse universo vasto e rico que se perfuma de brasilidade, onde a voz límpida e bela de Juliana nos convidou a visitar. Mas ela não veio só, trouxe em sua bagagem musical as cantoras Gabi, integrante do bloco canarvalesco Mulheres de Chico, e que, como solista, também apresenta um repertório voltado para esse feitio e Lucia Helena, a “Dama da Valsa”. Ambas, artistas experientes e que se destacam pela elegância do seu trabalho.
No piano, o arranjador Fernando Merlino, a grande “fera” magnífica dos teclados, que se juntou ao seu filho Julio nos sopros, Paulinho Criança na batera e Jefferson Lescowich no baixo para emoldurar com acordes e harmonias essa apresentação.

Uma noite repleta de lirismo, diretamente do coração da cidade seresteira de Conservatória para o seio praiano de Copacabana. Esplêndido!!!

domingo, 22 de setembro de 2013

PAULO GIRÃO – ROSANA SABENÇA - ÁUREA MARTINS - CHICO CARUSO e LUIZ OTAVIO em O NAMORADO DA LUA – Homenagem a LUCIO ALVES

 
PAULO GIRÃO – ROSANA SABENÇA - ÁUREA MARTINS – CHICO CARUSO e LUIZ OTAVIO
Sala Baden Powell – 22/09/2013
Uma linda homenagem feita para Lucio Alves, O Namorado da Lua, o cantor romântico mais popular da década de 50, falecido em agosto/1993.
Girão, tarimbado cantor, compositor e violonista niteroiense, foi quem conduziu essa homenagem, relembrando sucessos gravados por Lúcio ao longo de sua carreira e trazendo convidados prá lá de especiais. Rosana e Áurea, experientes cantoras de MPB e Bossa Nova, provaram com todas as letras que as canções repletas de sentimentos, fantasias e inspirações permanecem instaladas no recanto mais profundo do coração do público brasileiro.
Um dos momentos mais empolgante do show foi a apresentação em dueto de Girão e Caruso, o cartunista e cantor tão admirado pela crítica, interpretando Teresa da Praia, de Tom Jobim e Billy Blanco, que na época foi um tremendo sucesso de vendagem, gravado por Lúcio e Dick Farney.
No decorrer do espetáculo, um lindo e comovente parecer, escrito por Ruy Castro exaltando o trabalho e a pessoa de Lucio Alves foi lido por Girão, o que ocasionou muitos aplausos.
Exalando talento ao piano e responsável pelos arranjos, Luiz Otávio que contribuiu em grande brilho e potencial primorosos.

Um show de extremo bom gosto, uma celebração merecida para quem tanto contribuiu na propagação da música brasileira. Assina a direção desse show Mariozinho Telles. Bis!!!!

sábado, 21 de setembro de 2013

MARTHA CARDOSO MOREIRA LIMA em CABARÉ CIGANO


VIVIANE SOBRAL - MÁRIO COLOSIMO - MARTHA CARDOSO MOREIRA LIMA - PEDRO LAGO e RODRIGO ARAÚJO
Sala Baden Powell – 21/09/2013
Um cabaré cigano autêntico onde se pode deleitar com as belíssimas composições francesas de Edith Piaf e Jacques Brei, as canções alemãs de Kurt Weill e Bertolt Brech, os ardentes tangos argentinos de Astor Piazzolla e canções folclóricas russas que são intercaladas com trechos poéticos, que enriquecem esse contexto e intensificam o clima nostálgico e lírico da época.
Uma viagem pelo mundo através da música. É assim que se traduz esse espetáculo e tendo como intérprete dessas canções a filha do ilustre pianista Arthur Moreira Lima, Martha Cardoso Moreira Lima, que traz vida a toda essa musicalidade. Dotada de uma voz ímpar e com esse repertório fascinante, Martha deixa gravado na memória do público a essência de uma grande sensibilidade e beleza.
Ao piano, Viviane Sobral transporta-nos através do tempo para esse cenário, e a atmosfera cigana é construída pelo duo Rodrigo Araujo e Mário Colosimo, respectivamente violino e acordeon que fazem jus a essa sonoridade. A leitura dos românticos versos vem através de Pedro.

Dessa forma foi arquitetado o Cabaré Cigano, com seus desvaneios e melancolias. Um ambiente genuinamente inspirador e cheio de graça. Bravo!!!  

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MULHERES DE CHICO

VIVIAN FREITAS - LIZA K - PAULA VILLELA - MONALISE MONTEIRO - YAISA HONORATE - MALU MAGALHÃES - JOE VIEGAS - ALINE CUNHA - AUREA MARTINS - LAILA AURORE - GLAUCIA CABRAL - LUCIANA COLÓ - MONICA LEME - FERNANDA VELLOSO - MANNU OLIVEIRA - ANGELA COREA - GABI BUARQUE - FLAVIA COSTA e DANI MARTINI
Sala Baden Powell – 20/09/2013
Mais uma vez a alegria contagiante das Mulheres de Chico invadem Copacabana. Ritmo, charme, cores, entusiasmo e o excelente bom gosto das composições de Chico Buarque tornam-se o estandarte principal desse bloco feminino que a cada ano aumenta mais o número de seus seguidores, ganhando força e prestígio no coração do público e da crítica. São 7 anos de autêntico divertimento e o bloco consegue reunir um público em torno de 50.000 pessoas ao som de 25 lindas batuqueiras, sendo 3 afinadíssimas cantoras. Logo após ao sucesso da sua estréia na Pça. Antero de Quental, no Leblon, abriram-se as portas dos teatros, casas de shows, centros culturais e outros estabelecimentos voltados para espetáculos a fim de recebê-las. Portanto elas são um sucesso, arrasam, quebram tudo!!!

“Ô abram alas que as Mulheres de Chico vão passar, levando para avenida um samba popular, na ofegante epidemia que se chama CARNAVAL!!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FACÇÃO CAIPIRA

VINICIUS CAMARA - RENAN CARRIÇO - JAN SANTORO e DANIEL LEON
Sala Baden Powell – 19/09/2013
Bluseiros niteroienses de primeiríssima linha, adeptos ao rock’n roll e reverentes à música. Uma banda jovem, bem humorada, estilosa, que sabe agradar e fazer som.

Essa é a impressão de quem assiste Facção Caipira pela primeira vez. Os caras são realmente muito bons. Trazem consigo a sonoridade da gaita para esse contexto, mergulhando num clima de fazenda genuinamente texana, onde rock e pasto se misturam resultando numa criação ilimitada, numa amplidão de sons. O slide também possui papel relevante no dedilhado da guitarra, o ornamento “metálico-solístico-agradabilíssimo” permeia com o country o som da banda. Não há fronteiras, travas, muito menos freios. O blues brota límpido, contagiante, alimentador, fascinante. Rock é rock’n roll quando é bem feito. E esse rock o Sabor da Música assina em baixo!!!! 

sábado, 14 de setembro de 2013

TUNAI em SAUDADES DE ELIS

TUNAI
Sala Baden Powell – 14/09/2013
Trinta anos se passaram desde que Elis Regina partiu, mas sua presença e seu canto continuam a ser lembrados com a mesma intensidade quando em vida.
E mais uma homenagem é feita a essa diva da música popular brasileira, agora pelo cantor e compositor Tunai, que viu sua obra brilhar ainda mais na interpretação dessa deusa. Com um repertório escolhido a dedo, Tunai celebra a amizade e o talento da cantora em tantos anos de trabalho e convívio, apresentando as mais destacadas canções por ela gravadas, de sua autoria e de outros compositores, que se eternizaram na sua voz. Também foram acrescentadas as composições de Tunai que são sucessos na sua própria voz como: Frisson, Sintonia, Eternamente, Certas Canções, As Aparências Enganam entre outras.

Uma homenagem singela e amorosa, feita por um artista de tanta relevância para a música brasileira. Lembrar Elis já nos dá uma agradável sensação de saudade e ter um artista como Tunai a frente dessa comemoração é mais gratificante ainda. Honras merecidas!!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MIÚCHA e GEORGIANA DE MORAES


CAMILLA DIAS – MIÚCHA e GEORGIANA DE MORAES
Academia Brasileira de Letras – 11/09/2013
Vinícius 100 Anos é o espetáculo comemorativo do centenário do poeta, compositor e diplomata Vinicius de Moraes e também da sua reintegração ao cargo de embaixador, junto ao Itamaraty, no ano de 2010, post-mortem (o mesmo espetáculo feito em Portugal para essa solenidade). Histórias, poesias e canções são contadas e cantadas por Miúcha (artista que nesse show representa a estreita amizade de Vinicius com a família Buarque de Holanda, amizade esta que resiste há quatro gerações) e também por Georgiana (psicóloga, artista e filha do “poetinha”). No piano, os arranjos ficaram por conta das mãos ágeis de Camilla, musicista conceituada que vem acompanhando renomados intérpretes da música brasileira em território nacional e também no exterior.
As paixões arrebatadoras, a prazerosa vida boêmia, a posição de chefe de família presente em oito casamentos, a paternidade, as amizades e o whisky. Enfim, o fascinante universo de um homem afetuoso, entusiasta, inspirado e inteligente que transformou a música popular brasileira, exaltou a mulher em toda a sua realeza e deixou registro na história desse país e nos valiosos versos da nossa literatura. O homem que viveu, vive e viverá eternamente no coração dos amantes, poetas e artistas brasileiros. Saravá!!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ZÉ RENATO e MAGDA BELLOTI

EVANDRO RODRIGUESE – HAROLDO COSTA - MAGDA BELLOTI e ZÉ RENATO
Teatro Sesi-Centro - 10/09/2013
Soprano de belíssima voz que desenvolve trabalhos líricos e camerísticos enfatizando principalmente a música erudita nacional. Antes de optar por essa modalidade, Magda iniciou a carreira cantando MPB e também Rock’n Roll. É cantora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2002 e artista premiada em vários concursos importantes do canto lírico. O requinte com que Magda se apresenta é fascinante. A facilidade de interpretação que a artista possui é inigualável. Ela faz do palco a sua própria sala. E no piano, Evandro. Habilíssimo arranjador e regente da Orquestra Sinfônica do Aprendiz que tem sua sede em Niterói. Grande destaque também para direção e regência do Coro da Cia. Lírica do RJ em versões reduzidas das óperas Attila, La Traviata e Madame Butterflay. Um mestre.
E Zé Renato? Quem não se impressionou com o trabalho polifônico do grupo Boca Livre? Experiência, qualidade, esmero e devoção pela boa música. Um aprimoramento constante na arte da voz. é outro embaixador da música brasileira, suas composições foram gravadas por grandes intérpretes e fazem parte de sua coleção inúmeras premiações significativas.

É com esse potencial que Haroldo apresenta essa edição do projeto A Canção Brasileira de Chiquinha Gonzaga a Tom Jobim, exaltando o majestoso universo da nossa música e a excelente categoria dos nossos artistas. Bendito seja todos os representantes da música brasileira!!!

sábado, 7 de setembro de 2013

JOÃO SENISE



JOÃO SENISE - MAURO SENISE - GILSON PERANZZETTA - MARCO TÚLIO e IDRISS BOUDRIOUA
Sala Baden Powell – 07/09/2013
João é filho do exímio saxofonista Mauro Senise e da produtora Eliane Fonseca Peranzzetta. Sua talentosa família não para por aí, ele também é afilhado do competentíssimo pianista Gilson Peranzzetta, responsável pela direção musical e arranjos desse show de estréia do cantor e lançamento do seu primeiro CD, Just In Time, título da canção de Jule Styne letrada por Betty Comden e Adolph Green e feita para o musical Bells Are Ringing. É nesse estilo jazzístico que João primou na escolha de um repertório seleto e que foi acompanhado por um time orquestral de dar inveja. Além do pai e do padrinho, contou com a presença dos notórios instrumentistas:  Idriss Boudrioua, Marco Túlio, José Arimatéia (sopros), Leo Amuedo (guitarra), Zeca Assumpção (contrabaixo), Mingo Araújo (percussão) e a Orquestra de Cordas dos Sonhos onde se destacam músicos de categoria como Hugo Pilger, Fernando Thebaldi e Felipe Prazeres, entre outros.
É importante ressaltar nesse trabalho o talento e a precisão de Peranzzetta. Um arranjador privilegiado que consegue inovar melodias sem deixar desaparecer a essência e a originalidade da composição. Seus arranjos costumam ser lindíssimas obras de arte. Um músico como poucos. Ou melhor, como pouquíssimos!!!

E João é um artista de sorte. Além de possuir uma voz afinada e aconchegante desfruta de uma assessoria inigualável. Parabéns, João, você já é sucesso!!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OLIVINHA MANSUR

OLIVINHA MANSUR
Sala Baden Powell – 06/09/2013

Vinicius de Moraes, 100 Anos de Música e Poesia – esse é o show que Olivinha traz para o palco de Copacabana homenageando o grande poeta que tanto amou as mulheres e que foi amado por intermináveis corações femininos. A inteligência, o galanteio e a boemia eram a sua bandeira e essas particularidades são bem evidentes nos versos que foram proclamados e cantados nessa noite na voz de Olivinha, uma intérprete elegante e muito terna, bem condizente a essa homenagem. Uma banda compostas por instrumentistas reconhecidos acompanharam a artista nessa apresentação. Foram eles: Paulo Midosi (piano e direção artística), Haroldo Cazes (baixo) e Rubinho Moreira (bateria). Um belo registro para essa comemoração. Vinicius e o público aplaudiram de pé!!!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GUTA MENEZES


GUTA MENEZES
Sala Baden Powell – 05/09/2013
Gaita e trompete tornam-se brinquedos quando soprados pelos lábios de Guta. Uma perita inigualável, dotada de uma sensibilidade especial e extremamente criatividade. Nesse show, intitulado Sons e Experimentos, ela mostra com muita categoria a essência do seu trabalho, apresentando composições de sua autoria e de seus parceiros, trazendo um repertório constituido de bossa nova, samba, choro, tango e balada. Integrante da banda feminina do programa Altas Horas, e também componente do grupo instrumental Pindorama ela conta com um prestígio que faz jus a sua experiência. E Maria Augusta não vem sozinha. Traz consigo além da sua banda de virtuosos instrumentistas, os seus convidados prá lá de especiais. São eles: Adriano Giffoni, contrabaixista cearense que após décadas de trabalho profissional, acompanhando gravações de famosos intérpretes, fazendo parte de várias orquestras renomadas e tendo também carreira solo, tornou-se um minucioso pesquisador de seu instrumento e sintetizou seus conhecimentos lançando o livro Música Brasileira para Contrabaixo
Seu outro convidado é Kiko Chavez, um violonista mineiro nascido na cidade de Almenara, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, também considerado um craque da música instrumental.

Esse show foi só um vislumbre do grande potencial dessa artista. Quem conhece seu trabalho atesta a excelente sonoridade que há nele. E quem não o conhece, aproveite para ter essa oportunidade. Guta é um requinte!!!

sábado, 31 de agosto de 2013

DÉLCIO CARVALHO convida ÁUREA MARTINS e DANIELA SPIELMANN

DELCIO CARVALHO – DANIELA SPIELMANN e ÁUREA MARTINS
Sala Baden Powell – 31/08/2013

Isso é samba. E samba bom! Delcio já nasceu com o prestígio de grande compositor. Campista de nascimento e sambista por predestinação. Tendo sua principal parceira, Dona Ivone Lara, ele conseguiu alcançar um público muito exigente e apurado quando o assunto em pauta é batucada. Delcio é um dos mais importantes emblemas do samba brasileiro. E hoje ele traz consigo dois nomes marcantes do cenário musical: Áurea Martins, que no passado era inspetora de colégio estadual, hoje um título importante das noites carioca. Excelente cantora, uma mulher perseverante e uma profissional respeitada. Trouxe também a saxofonista Daniela Spielmann, integrante do grupo Mulheres em Pixinguinha e instrumentista da banda do programa Altas Horas, comandada por Serginho Groisman. Além disso, para exaltar ainda mais o samba, uma banda de “responsa”, comandada pelo violonista Lucas Porto vem se juntar a essa roda. Qualidade não faltou. Casa cheia e público satisfeito foi o retrato dessa apresentação. Mais uma vez o maior ritmo brasileiro comprovou o seu valor. Seja sempre muito bem-vindo, sua Majestade, o Samba!!!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ILESSI e DIOGO SILI Interpretam MANDUKA

DIOGO SILI e ILESSI
Sala Baden Powell – 30/08/2013
Ilessi tem uma formação musical bem conceituada. Cursou a Escola de Música Villa-Lobos, o Conservatório Brasileiro de Música e Escola Portátil de Música. Começou a cantar profissionalmente em 1998, se apresentando em casas noturnas, teatros municipais e centros culturais. Em 2008 lança seu CD Brigador somente com composições de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro, que teve grande repercussão, aumentando conceituadamente o número de seus admiradores. Hoje ela se apresenta com show “Quem me Levará Sou Eu”, num repertório apuradíssimo de Alexandre Manuel Thiago de Mello, o Manduka, músico e artista plástico, dotado de uma sensibilidade extrema ao se expressar sem deixar esconder a realidade rascante e dolorosa da vida. Sua arte foi espalhada pelos diversos países onde morou e todas as suas obras tiveram grandes elogios do público.

E é com esse espírito arrebatado e desbravador que Ilessi interpreta essas canções tão significativas. Ela vem acompanhada de Diogo, outro admirador do trabalho de Manduka e exímio violonista. Esse show tem um sabor de verdade. Exala fascínio. Aguça sentimentos. Ilessi escolheu com maestria essa compilação. Uma apresentação suave em voz e violão mas digna de muitos aplausos. Bis!!!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CRISTINA BRAGA e QUARTETO

ARTHUR DUTRA – JOCA MORAES – CRISTINA BRAGA – RICARDO MEDEIROS e JESSÉ SADOC
Espaço Cultural do Tribunal de Contas do Estado – 28/08/2013
Não sei se anjo ou fada, mas das suas mãos exalam música. É dessa magia surpreendente que preenche a alma e nos faz flutuar ao toque das cordas, conduzindo-nos pelos caminhos da fantasia, a exuberante fronteira dos sonhos e dos desejos. Reza a lenda que esse sublime instrumento foi inventado há milênios, pelos povos egípcios, no intuito de agradar seus deuses. Acredito que os “deuses” se sentiram honrados por essa genialidade humana. E nós também.

Após tantos séculos, ela, a harpa, já bem lapidada e sintonizada com toda a perfeição escolhe o colo maternal da artista para soltar a sua voz. Fazê-la cantar é a virtude de Cristina, um talento para poucos por manter uma dedicação do tamanho da sua idade. Um anjo que toca. Uma fada que canta. E a música que nos embala. Instrumento e tangedor em perfeita harmonia. Transcende, repousa e suaviza. Ave Música!!!

LUCIANA MELLO

LUCIANA MELLO
Teatro Sesi-Centro – 28/08/2013

Luciana é sucesso desde a infância. Aos 7 anos era integrante da última formação da Turma do Balão Mágico, uma grande referência para o público infantil da década de 80. E aos 16 anos ela gravava seu primeiro disco solo Luciana Rodrigues, com a participação especialíssima de Emílio Santiago. Era aclamada nas noites paulistas e nos palcos os aplausos eram dobrados. Além de cantora, Luciana também compõe. E seu grande parceiro na música e na vida é seu irmão Jair de Oliveira, que costuma produzir seus trabalhos. Hoje, a menina Luciana que tanto encantou crianças e adultos no passado, tornou-se mulher. Uma amadurecida e valorosa cantora que continua a reinar nos corações de seus fãs. Grávida, linda e talentosa ela faz jus ao sucesso. Uma mulher que leva a arte a sério. Uma escola construída na própria família e repassada carinhosamente ao público. Luciana, você brilhou e brilhará eternamente por onde a música te levar!!!