sábado, 28 de setembro de 2013

RENATO BRAZ convida ÁUREA MARTINS - ALICE PASSOS e SAORI OZAWA

SAORI OZAWA – ÁUREA MARTINS – RENATO BRAZ e ALICE PASSOS
Sala Baden Powell – 28/09/2013
Num show intimista e cheio de balanço, a fineza desse paulistano se fez presente. Um músico talentoso, que ama o que faz, e o faz muito bem. Há suavidade e afinação na sua voz e suas composições trazem o brilho da boa música, folheada com o cunho talentoso dos seus parceiros. No singelo formato de voz e violão Renato divide o palco com seus convidados. São eles:
Áurea Martins – Conceituadíssima cantora das noites e dos palcos, que ao longo dos anos veio conquistando um público fiel e exigente quando se trata de música.
Alice Passos – Jovem e talentosa cantora que vem se dedicando à música desde muito cedo. Aos 15 anos já possuía um lugar de destaque nas casas de show da Lapa. É também flautista da Orquestra de Sopros da Pro Arte. Um talento sem limites.
Saori Ozawa – Cantora japonesa apaixonada pela música brasileira e que se apresentava no Oriente cantando Bossa-Nova e MPB. Atualmente mora no Rio de Janeiro e canta em parceria com Clarisse Grova. Recebe também inúmeros convites para fazer participações em show de cantores renomados. Dotada de uma voz suave e doce, Saori tem um repertório de qualidade, cheio da essência brasileira de compositores como Noel Rosa, Assis Valente e outros bambas e mestres da nossa música. 
Uma apresentação repleta de simplicidade porém com rico conteúdo musical. Aplausos!!!!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JULIANA MAIA em UMA VIAGEM MUSICAL


JULIANA MAIA – LUCIA HELENA - GABI BUARQUE e FERNANDO MERLINO
Sala Baden Powell – 27/09/2913
Uma romântica apresentação do nosso cancioneiro apresentado por Juliana, cantora conservatoriense, que traz consigo o fulgor da música herdada por sua cidade natal. Ela utiliza também uma performace montada com figurinos de época como a elegante dama da Belle Époque, lembrando o período de grandes transformações na sociedade que inovou os costumes na cidade do Rio de Janeiro e deixou fortes influências na música. O áureo tempo do rádio foi apresentado e personificado pela figura de Dalva de Oliveira - A Rainha da Voz -, cantando melodias inesquecíveis de Herivelto Martins. O requebro brasileiro também foi representado com as alegorias estilosas de Carmem Miranda. Enfim, um passaporte valioso para esse universo vasto e rico que se perfuma de brasilidade, onde a voz límpida e bela de Juliana nos convidou a visitar. Mas ela não veio só, trouxe em sua bagagem musical as cantoras Gabi, integrante do bloco canarvalesco Mulheres de Chico, e que, como solista, também apresenta um repertório voltado para esse feitio e Lucia Helena, a “Dama da Valsa”. Ambas, artistas experientes e que se destacam pela elegância do seu trabalho.
No piano, o arranjador Fernando Merlino, a grande “fera” magnífica dos teclados, que se juntou ao seu filho Julio nos sopros, Paulinho Criança na batera e Jefferson Lescowich no baixo para emoldurar com acordes e harmonias essa apresentação.

Uma noite repleta de lirismo, diretamente do coração da cidade seresteira de Conservatória para o seio praiano de Copacabana. Esplêndido!!!

domingo, 22 de setembro de 2013

PAULO GIRÃO – ROSANA SABENÇA - ÁUREA MARTINS - CHICO CARUSO e LUIZ OTAVIO em O NAMORADO DA LUA – Homenagem a LUCIO ALVES

 
PAULO GIRÃO – ROSANA SABENÇA - ÁUREA MARTINS – CHICO CARUSO e LUIZ OTAVIO
Sala Baden Powell – 22/09/2013
Uma linda homenagem feita para Lucio Alves, O Namorado da Lua, o cantor romântico mais popular da década de 50, falecido em agosto/1993.
Girão, tarimbado cantor, compositor e violonista niteroiense, foi quem conduziu essa homenagem, relembrando sucessos gravados por Lúcio ao longo de sua carreira e trazendo convidados prá lá de especiais. Rosana e Áurea, experientes cantoras de MPB e Bossa Nova, provaram com todas as letras que as canções repletas de sentimentos, fantasias e inspirações permanecem instaladas no recanto mais profundo do coração do público brasileiro.
Um dos momentos mais empolgante do show foi a apresentação em dueto de Girão e Caruso, o cartunista e cantor tão admirado pela crítica, interpretando Teresa da Praia, de Tom Jobim e Billy Blanco, que na época foi um tremendo sucesso de vendagem, gravado por Lúcio e Dick Farney.
No decorrer do espetáculo, um lindo e comovente parecer, escrito por Ruy Castro exaltando o trabalho e a pessoa de Lucio Alves foi lido por Girão, o que ocasionou muitos aplausos.
Exalando talento ao piano e responsável pelos arranjos, Luiz Otávio que contribuiu em grande brilho e potencial primorosos.

Um show de extremo bom gosto, uma celebração merecida para quem tanto contribuiu na propagação da música brasileira. Assina a direção desse show Mariozinho Telles. Bis!!!!

sábado, 21 de setembro de 2013

MARTHA CARDOSO MOREIRA LIMA em CABARÉ CIGANO


VIVIANE SOBRAL - MÁRIO COLOSIMO - MARTHA CARDOSO MOREIRA LIMA - PEDRO LAGO e RODRIGO ARAÚJO
Sala Baden Powell – 21/09/2013
Um cabaré cigano autêntico onde se pode deleitar com as belíssimas composições francesas de Edith Piaf e Jacques Brei, as canções alemãs de Kurt Weill e Bertolt Brech, os ardentes tangos argentinos de Astor Piazzolla e canções folclóricas russas que são intercaladas com trechos poéticos, que enriquecem esse contexto e intensificam o clima nostálgico e lírico da época.
Uma viagem pelo mundo através da música. É assim que se traduz esse espetáculo e tendo como intérprete dessas canções a filha do ilustre pianista Arthur Moreira Lima, Martha Cardoso Moreira Lima, que traz vida a toda essa musicalidade. Dotada de uma voz ímpar e com esse repertório fascinante, Martha deixa gravado na memória do público a essência de uma grande sensibilidade e beleza.
Ao piano, Viviane Sobral transporta-nos através do tempo para esse cenário, e a atmosfera cigana é construída pelo duo Rodrigo Araujo e Mário Colosimo, respectivamente violino e acordeon que fazem jus a essa sonoridade. A leitura dos românticos versos vem através de Pedro.

Dessa forma foi arquitetado o Cabaré Cigano, com seus desvaneios e melancolias. Um ambiente genuinamente inspirador e cheio de graça. Bravo!!!  

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MULHERES DE CHICO

VIVIAN FREITAS - LIZA K - PAULA VILLELA - MONALISE MONTEIRO - YAISA HONORATE - MALU MAGALHÃES - JOE VIEGAS - ALINE CUNHA - AUREA MARTINS - LAILA AURORE - GLAUCIA CABRAL - LUCIANA COLÓ - MONICA LEME - FERNANDA VELLOSO - MANNU OLIVEIRA - ANGELA COREA - GABI BUARQUE - FLAVIA COSTA e DANI MARTINI
Sala Baden Powell – 20/09/2013
Mais uma vez a alegria contagiante das Mulheres de Chico invadem Copacabana. Ritmo, charme, cores, entusiasmo e o excelente bom gosto das composições de Chico Buarque tornam-se o estandarte principal desse bloco feminino que a cada ano aumenta mais o número de seus seguidores, ganhando força e prestígio no coração do público e da crítica. São 7 anos de autêntico divertimento e o bloco consegue reunir um público em torno de 50.000 pessoas ao som de 25 lindas batuqueiras, sendo 3 afinadíssimas cantoras. Logo após ao sucesso da sua estréia na Pça. Antero de Quental, no Leblon, abriram-se as portas dos teatros, casas de shows, centros culturais e outros estabelecimentos voltados para espetáculos a fim de recebê-las. Portanto elas são um sucesso, arrasam, quebram tudo!!!

“Ô abram alas que as Mulheres de Chico vão passar, levando para avenida um samba popular, na ofegante epidemia que se chama CARNAVAL!!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FACÇÃO CAIPIRA

VINICIUS CAMARA - RENAN CARRIÇO - JAN SANTORO e DANIEL LEON
Sala Baden Powell – 19/09/2013
Bluseiros niteroienses de primeiríssima linha, adeptos ao rock’n roll e reverentes à música. Uma banda jovem, bem humorada, estilosa, que sabe agradar e fazer som.

Essa é a impressão de quem assiste Facção Caipira pela primeira vez. Os caras são realmente muito bons. Trazem consigo a sonoridade da gaita para esse contexto, mergulhando num clima de fazenda genuinamente texana, onde rock e pasto se misturam resultando numa criação ilimitada, numa amplidão de sons. O slide também possui papel relevante no dedilhado da guitarra, o ornamento “metálico-solístico-agradabilíssimo” permeia com o country o som da banda. Não há fronteiras, travas, muito menos freios. O blues brota límpido, contagiante, alimentador, fascinante. Rock é rock’n roll quando é bem feito. E esse rock o Sabor da Música assina em baixo!!!! 

sábado, 14 de setembro de 2013

TUNAI em SAUDADES DE ELIS

TUNAI
Sala Baden Powell – 14/09/2013
Trinta anos se passaram desde que Elis Regina partiu, mas sua presença e seu canto continuam a ser lembrados com a mesma intensidade quando em vida.
E mais uma homenagem é feita a essa diva da música popular brasileira, agora pelo cantor e compositor Tunai, que viu sua obra brilhar ainda mais na interpretação dessa deusa. Com um repertório escolhido a dedo, Tunai celebra a amizade e o talento da cantora em tantos anos de trabalho e convívio, apresentando as mais destacadas canções por ela gravadas, de sua autoria e de outros compositores, que se eternizaram na sua voz. Também foram acrescentadas as composições de Tunai que são sucessos na sua própria voz como: Frisson, Sintonia, Eternamente, Certas Canções, As Aparências Enganam entre outras.

Uma homenagem singela e amorosa, feita por um artista de tanta relevância para a música brasileira. Lembrar Elis já nos dá uma agradável sensação de saudade e ter um artista como Tunai a frente dessa comemoração é mais gratificante ainda. Honras merecidas!!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MIÚCHA e GEORGIANA DE MORAES


CAMILLA DIAS – MIÚCHA e GEORGIANA DE MORAES
Academia Brasileira de Letras – 11/09/2013
Vinícius 100 Anos é o espetáculo comemorativo do centenário do poeta, compositor e diplomata Vinicius de Moraes e também da sua reintegração ao cargo de embaixador, junto ao Itamaraty, no ano de 2010, post-mortem (o mesmo espetáculo feito em Portugal para essa solenidade). Histórias, poesias e canções são contadas e cantadas por Miúcha (artista que nesse show representa a estreita amizade de Vinicius com a família Buarque de Holanda, amizade esta que resiste há quatro gerações) e também por Georgiana (psicóloga, artista e filha do “poetinha”). No piano, os arranjos ficaram por conta das mãos ágeis de Camilla, musicista conceituada que vem acompanhando renomados intérpretes da música brasileira em território nacional e também no exterior.
As paixões arrebatadoras, a prazerosa vida boêmia, a posição de chefe de família presente em oito casamentos, a paternidade, as amizades e o whisky. Enfim, o fascinante universo de um homem afetuoso, entusiasta, inspirado e inteligente que transformou a música popular brasileira, exaltou a mulher em toda a sua realeza e deixou registro na história desse país e nos valiosos versos da nossa literatura. O homem que viveu, vive e viverá eternamente no coração dos amantes, poetas e artistas brasileiros. Saravá!!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ZÉ RENATO e MAGDA BELLOTI

EVANDRO RODRIGUESE – HAROLDO COSTA - MAGDA BELLOTI e ZÉ RENATO
Teatro Sesi-Centro - 10/09/2013
Soprano de belíssima voz que desenvolve trabalhos líricos e camerísticos enfatizando principalmente a música erudita nacional. Antes de optar por essa modalidade, Magda iniciou a carreira cantando MPB e também Rock’n Roll. É cantora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2002 e artista premiada em vários concursos importantes do canto lírico. O requinte com que Magda se apresenta é fascinante. A facilidade de interpretação que a artista possui é inigualável. Ela faz do palco a sua própria sala. E no piano, Evandro. Habilíssimo arranjador e regente da Orquestra Sinfônica do Aprendiz que tem sua sede em Niterói. Grande destaque também para direção e regência do Coro da Cia. Lírica do RJ em versões reduzidas das óperas Attila, La Traviata e Madame Butterflay. Um mestre.
E Zé Renato? Quem não se impressionou com o trabalho polifônico do grupo Boca Livre? Experiência, qualidade, esmero e devoção pela boa música. Um aprimoramento constante na arte da voz. é outro embaixador da música brasileira, suas composições foram gravadas por grandes intérpretes e fazem parte de sua coleção inúmeras premiações significativas.

É com esse potencial que Haroldo apresenta essa edição do projeto A Canção Brasileira de Chiquinha Gonzaga a Tom Jobim, exaltando o majestoso universo da nossa música e a excelente categoria dos nossos artistas. Bendito seja todos os representantes da música brasileira!!!

sábado, 7 de setembro de 2013

JOÃO SENISE



JOÃO SENISE - MAURO SENISE - GILSON PERANZZETTA - MARCO TÚLIO e IDRISS BOUDRIOUA
Sala Baden Powell – 07/09/2013
João é filho do exímio saxofonista Mauro Senise e da produtora Eliane Fonseca Peranzzetta. Sua talentosa família não para por aí, ele também é afilhado do competentíssimo pianista Gilson Peranzzetta, responsável pela direção musical e arranjos desse show de estréia do cantor e lançamento do seu primeiro CD, Just In Time, título da canção de Jule Styne letrada por Betty Comden e Adolph Green e feita para o musical Bells Are Ringing. É nesse estilo jazzístico que João primou na escolha de um repertório seleto e que foi acompanhado por um time orquestral de dar inveja. Além do pai e do padrinho, contou com a presença dos notórios instrumentistas:  Idriss Boudrioua, Marco Túlio, José Arimatéia (sopros), Leo Amuedo (guitarra), Zeca Assumpção (contrabaixo), Mingo Araújo (percussão) e a Orquestra de Cordas dos Sonhos onde se destacam músicos de categoria como Hugo Pilger, Fernando Thebaldi e Felipe Prazeres, entre outros.
É importante ressaltar nesse trabalho o talento e a precisão de Peranzzetta. Um arranjador privilegiado que consegue inovar melodias sem deixar desaparecer a essência e a originalidade da composição. Seus arranjos costumam ser lindíssimas obras de arte. Um músico como poucos. Ou melhor, como pouquíssimos!!!

E João é um artista de sorte. Além de possuir uma voz afinada e aconchegante desfruta de uma assessoria inigualável. Parabéns, João, você já é sucesso!!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

OLIVINHA MANSUR

OLIVINHA MANSUR
Sala Baden Powell – 06/09/2013

Vinicius de Moraes, 100 Anos de Música e Poesia – esse é o show que Olivinha traz para o palco de Copacabana homenageando o grande poeta que tanto amou as mulheres e que foi amado por intermináveis corações femininos. A inteligência, o galanteio e a boemia eram a sua bandeira e essas particularidades são bem evidentes nos versos que foram proclamados e cantados nessa noite na voz de Olivinha, uma intérprete elegante e muito terna, bem condizente a essa homenagem. Uma banda compostas por instrumentistas reconhecidos acompanharam a artista nessa apresentação. Foram eles: Paulo Midosi (piano e direção artística), Haroldo Cazes (baixo) e Rubinho Moreira (bateria). Um belo registro para essa comemoração. Vinicius e o público aplaudiram de pé!!!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GUTA MENEZES


GUTA MENEZES
Sala Baden Powell – 05/09/2013
Gaita e trompete tornam-se brinquedos quando soprados pelos lábios de Guta. Uma perita inigualável, dotada de uma sensibilidade especial e extremamente criatividade. Nesse show, intitulado Sons e Experimentos, ela mostra com muita categoria a essência do seu trabalho, apresentando composições de sua autoria e de seus parceiros, trazendo um repertório constituido de bossa nova, samba, choro, tango e balada. Integrante da banda feminina do programa Altas Horas, e também componente do grupo instrumental Pindorama ela conta com um prestígio que faz jus a sua experiência. E Maria Augusta não vem sozinha. Traz consigo além da sua banda de virtuosos instrumentistas, os seus convidados prá lá de especiais. São eles: Adriano Giffoni, contrabaixista cearense que após décadas de trabalho profissional, acompanhando gravações de famosos intérpretes, fazendo parte de várias orquestras renomadas e tendo também carreira solo, tornou-se um minucioso pesquisador de seu instrumento e sintetizou seus conhecimentos lançando o livro Música Brasileira para Contrabaixo
Seu outro convidado é Kiko Chavez, um violonista mineiro nascido na cidade de Almenara, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, também considerado um craque da música instrumental.

Esse show foi só um vislumbre do grande potencial dessa artista. Quem conhece seu trabalho atesta a excelente sonoridade que há nele. E quem não o conhece, aproveite para ter essa oportunidade. Guta é um requinte!!!

sábado, 31 de agosto de 2013

DÉLCIO CARVALHO convida ÁUREA MARTINS e DANIELA SPIELMANN

DELCIO CARVALHO – DANIELA SPIELMANN e ÁUREA MARTINS
Sala Baden Powell – 31/08/2013

Isso é samba. E samba bom! Delcio já nasceu com o prestígio de grande compositor. Campista de nascimento e sambista por predestinação. Tendo sua principal parceira, Dona Ivone Lara, ele conseguiu alcançar um público muito exigente e apurado quando o assunto em pauta é batucada. Delcio é um dos mais importantes emblemas do samba brasileiro. E hoje ele traz consigo dois nomes marcantes do cenário musical: Áurea Martins, que no passado era inspetora de colégio estadual, hoje um título importante das noites carioca. Excelente cantora, uma mulher perseverante e uma profissional respeitada. Trouxe também a saxofonista Daniela Spielmann, integrante do grupo Mulheres em Pixinguinha e instrumentista da banda do programa Altas Horas, comandada por Serginho Groisman. Além disso, para exaltar ainda mais o samba, uma banda de “responsa”, comandada pelo violonista Lucas Porto vem se juntar a essa roda. Qualidade não faltou. Casa cheia e público satisfeito foi o retrato dessa apresentação. Mais uma vez o maior ritmo brasileiro comprovou o seu valor. Seja sempre muito bem-vindo, sua Majestade, o Samba!!!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ILESSI e DIOGO SILI Interpretam MANDUKA

DIOGO SILI e ILESSI
Sala Baden Powell – 30/08/2013
Ilessi tem uma formação musical bem conceituada. Cursou a Escola de Música Villa-Lobos, o Conservatório Brasileiro de Música e Escola Portátil de Música. Começou a cantar profissionalmente em 1998, se apresentando em casas noturnas, teatros municipais e centros culturais. Em 2008 lança seu CD Brigador somente com composições de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro, que teve grande repercussão, aumentando conceituadamente o número de seus admiradores. Hoje ela se apresenta com show “Quem me Levará Sou Eu”, num repertório apuradíssimo de Alexandre Manuel Thiago de Mello, o Manduka, músico e artista plástico, dotado de uma sensibilidade extrema ao se expressar sem deixar esconder a realidade rascante e dolorosa da vida. Sua arte foi espalhada pelos diversos países onde morou e todas as suas obras tiveram grandes elogios do público.

E é com esse espírito arrebatado e desbravador que Ilessi interpreta essas canções tão significativas. Ela vem acompanhada de Diogo, outro admirador do trabalho de Manduka e exímio violonista. Esse show tem um sabor de verdade. Exala fascínio. Aguça sentimentos. Ilessi escolheu com maestria essa compilação. Uma apresentação suave em voz e violão mas digna de muitos aplausos. Bis!!!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CRISTINA BRAGA e QUARTETO

ARTHUR DUTRA – JOCA MORAES – CRISTINA BRAGA – RICARDO MEDEIROS e JESSÉ SADOC
Espaço Cultural do Tribunal de Contas do Estado – 28/08/2013
Não sei se anjo ou fada, mas das suas mãos exalam música. É dessa magia surpreendente que preenche a alma e nos faz flutuar ao toque das cordas, conduzindo-nos pelos caminhos da fantasia, a exuberante fronteira dos sonhos e dos desejos. Reza a lenda que esse sublime instrumento foi inventado há milênios, pelos povos egípcios, no intuito de agradar seus deuses. Acredito que os “deuses” se sentiram honrados por essa genialidade humana. E nós também.

Após tantos séculos, ela, a harpa, já bem lapidada e sintonizada com toda a perfeição escolhe o colo maternal da artista para soltar a sua voz. Fazê-la cantar é a virtude de Cristina, um talento para poucos por manter uma dedicação do tamanho da sua idade. Um anjo que toca. Uma fada que canta. E a música que nos embala. Instrumento e tangedor em perfeita harmonia. Transcende, repousa e suaviza. Ave Música!!!

LUCIANA MELLO

LUCIANA MELLO
Teatro Sesi-Centro – 28/08/2013

Luciana é sucesso desde a infância. Aos 7 anos era integrante da última formação da Turma do Balão Mágico, uma grande referência para o público infantil da década de 80. E aos 16 anos ela gravava seu primeiro disco solo Luciana Rodrigues, com a participação especialíssima de Emílio Santiago. Era aclamada nas noites paulistas e nos palcos os aplausos eram dobrados. Além de cantora, Luciana também compõe. E seu grande parceiro na música e na vida é seu irmão Jair de Oliveira, que costuma produzir seus trabalhos. Hoje, a menina Luciana que tanto encantou crianças e adultos no passado, tornou-se mulher. Uma amadurecida e valorosa cantora que continua a reinar nos corações de seus fãs. Grávida, linda e talentosa ela faz jus ao sucesso. Uma mulher que leva a arte a sério. Uma escola construída na própria família e repassada carinhosamente ao público. Luciana, você brilhou e brilhará eternamente por onde a música te levar!!!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

LÔ BORGES convida PAULA SANTORO

LÔ BORGES e PAULA SANTORO
Teatro Sesc Ginástico – 27/08/2013
Salomão Borges Fº foi um dos membros fundadores do “Clube da Esquina”, a tão emblemática esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte, local onde, ainda muito jovens, os compositores Milton Nascimento, Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Márcio Borges, Fernando Brant e outros amigos pertencentes a essa mesma “corriola” se reuniam para trocar idéias e compor. Muitos são os sucessos na carreira de e nesse show tivemos a oportunidade de também poder desfrutar do aclamado repertório do disco Clube da Esquina, além dos sucessos mais recentes e os inéditos que serão lançados até o final desse ano. E como esse espetáculo é uma clássica representação mineira, nada mais justo que  traga consigo mais uma artista originária dessa região: Paula Santoro, cantora, atriz, dançarina e bacharel em comunicação social. Com vigorosa experiência musical Paula é uma artista que se destaca pela afinação precisa, pelo repertório de bom gosto e pela silhueta elegante e harmoniosa.

Um show do maior bom gosto para um público mais do que exigente e apreciador da boa música. “Vale à pena assistir de novo”
JULIANA MAIA – LUCIA HELENA - GABI BUARQUE e FERNANDO MERLINO
Sala Baden Powell – 27/09/2913
Uma romântica apresentação do nosso cancioneiro apresentado por Juliana, cantora conservatoriense, que traz consigo o fulgor da música herdada por sua cidade natal. Ela utiliza também uma performace montada com figurinos de época como a elegante dama da Belle Époque, lembrando o período de grandes transformações na sociedade que inovou os costumes na cidade do Rio de Janeiro e deixou fortes influências na música. O áureo tempo do rádio foi apresentado e personificado pela figura de Dalva de Oliveira - A Rainha da Voz -, cantando melodias inesquecíveis de Herivelto Martins. O requebro brasileiro também foi representado com as alegorias estilosas de Carmem Miranda. Enfim, um passaporte valioso para esse universo vasto e rico que se perfuma de brasilidade, onde a voz límpida e bela de Juliana nos convidou a visitar. Mas ela não veio só, trouxe em sua bagagem musical as cantoras Gabi, integrante do bloco canarvalesco Mulheres de Chico, e que, como solista, também apresenta um repertório voltado para esse feitio e Lucia Helena, a “Dama da Valsa”. Ambas, artistas experientes e que se destacam pela elegância do seu trabalho.
No piano, o arranjador Fernando Merlino, a grande “fera” magnífica dos teclados, que se juntou ao seu filho Julio nos sopros, Paulinho Criança na batera e Jefferson Lescowich no baixo para emoldurar com acordes e harmonias essa apresentação.

Uma noite repleta de lirismo, diretamente do coração da cidade seresteira de Conservatória para o seio praiano de Copacabana. Esplêndido!!!

sábado, 24 de agosto de 2013

LUCIA HELENA Convida MARCELO CALDI e LUCINA


MAGNO JULIO - MARLON JULIO - LUCIA HELENA - LUCINA - MAYCON JULIO e MARCELO CALDI
Sala Baden Powell – 24/08/2013
Lucia é pesquisadora e cantora dedicada às modalidades de valsa, choro e MPB. Bacharelada em Música e em História, ela desenvolve uma trabalho atraente e de grande sutileza difundindo ritmos tão nobres que marcaram época e que pela beleza lírica e riqueza melódica, voltam a ganhar espaço no coração dessa geração brasileira. Nesse show, ela traz consigo a suavidade dos arranjos elaborados pelos “irmãos Júlio” (Maycon, Marlon e Magno), integrantes do grupo instrumental Os Matutos, e também professores da Escola Portátil de Música, uma entidade respeitada que visa ensinar e propagar o choro, um ritmo genuinamente carioca, e que tem a coordenação dos mestres Maurício Carrilho, Pedro Aragão e Luciana Rabello.
É nesse patamar que Lucia Helena se apresenta e traz ainda como convidados o experiente pianista Marcelo Caldi que vem conquistando platéias pela construção tão diversificada do seu trabalho e também a cantora e compositora cuiabana Lucina, conhecida pelos muitos de seus sucessos gravados na voz de Ney Matogrosso.

Lucia estará lançando seu primeiro CD em novembro/2013, intitulado Ternária e tem a direção musical de Marcelo e Alexandre Caldi. Podem confiar, essa Musa da Valsa tem um brilho intenso!!! 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CONSUELO DE PAULA

CONSUELO DE PAULA
Sala Baden Powell – 23/08/2013

Mineira de Pratápolis Consuelo cresceu com as festas regionais de sua cidade, o que muito contribuiu para sua formação musical e para o seu perfil poético. A compositora, cantora e violonista desfruta do privilégio de ter convivido com esse cenário intensamente rico e ter armazenado todo esse encanto para ser propagado agora, em plena capital paulista, sua atual residência. A singeleza é a virtude marcante da artista. Seus versos se destacam na simplicidade e no fascínio das celebrações, dos amores, das folias, etc. Sua expressão é terna e sua musicalidade transcende. Um trabalho que traduz brasilidade, lirismo e muita, muita melodia. Salve Minas Gerais!!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TANIA LIBERTAD

TANIA LIBERTAD
Sala Baden Powell – 22/08/2013

Tânia Libertad chega ao Rio de Janeiro para a sua primeira turnê em terras brasileiras trazendo o show Um Canto para a América Latina que estará sendo apresentado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro (única apresentação), Brasília e Manaus, contando com o apoio das Embaixadas do Peru (sua terra de origem) e do México (local de sua moradia). Seu compromisso em prol da paz e das diferenças sociais proporcionou-lhe o título de artista da UNESCO, privilégio concedido a pouquíssimos talentos do mundo. Sua discografia conta com 37 discos gravados, 40 milhões de cópias vendidas e o Prêmio Grammy Latino. Nessa turnê Tania preparou um repertório bem diversificado onde apresenta balada, bolero, ária de ópera, salsa, canções de protesto, música negra peruana e música brasileira. Sua relação com a música brasileira vem de longa data. Participou de um tributo feito a Caetano Veloso em Las Vegas, e já dividiu o palco com ícones da música brasileira como Gal Costa e Chico Buarque. Um espetáculo imperdível que toca o nosso coração preenchendo-o com dose maciça de lirismo e sensibilidade.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SOCIEDADE AMBULANTE SA.

JARDEL MAIA – DENNIS SILVA – MARIA TALITA – LUIZ DE MATOS – LÍVIA BRAVO – ISADORA MÉRIDA – EDUARDO BIRCHLER – VICTOR GUIMARÃES – DANIELE NUNES – LUIZA FREITAS – BRUNO ALVES – ESTER FREITAS – LUCIA TALABI – RUDÁ SANCHEZ – JULIA BRAVO – JÉSICA TEIXEIRA – SAMYLA JABOR e LÍVIA VIEIRA
Teatro Sesi-Centro – 21/08/2013
O musical Sociedade Ambulante SA encontra-se no seu terceiro ano de sucesso com merecidos elogios e hoje, noite em que se completa 23 anos de morte do artista, foi assistido por uma platéia repleta que não poupou aplausos nem escondeu sua admiração e respeito pelas obras desse músico que tornou-se um marco para essa geração. Esse musical foi idealizado e construído pelo maestro Jardel Maia, diretor da Cia Vivace, radicada em Campos dos Goytacazes, e é uma mescla dos grupos Arte em Canto e Vokal Ensemble, o que resultou numa elaboração primorosa visando eternizar as composições e o comportamento irreverente, libertário, libertino e poético do grande ícone do rock brasileiro Raul Seixas, oferecendo-nos a oportunidade de relembrar e repensar sobre os conceitos e atitudes do cantor na forma mais abstrata possível, dando “asas à imaginação” do público.

Um trabalho impecável de Jardel, cantores, atores, músicos, figurinista, diretores e produção. Vida longa a essa equipe!!!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

TONINHO HORTA

TONINHO HORTA
Teatro Sesc Ginástico – 20/08/2013

Toninho já nasceu com a melodia enlaçada no coração. Autodidata, começou a tocar na infância e foi aprimorando seus conhecimentos e técnicas através do seu próprio talento. Reconhecido internacionalmente pela beleza de suas composições e arranjos, Toninho estabeleceu um marco na história da música mineira. Foi “integrante” do tradicional Clube da Esquina, em Belo Horizonte, sede de “reuniões musicais” com vários jovens virtuosos que hoje são referências da nossa música popular.  E é com essa categoria que o Teatro Sesi Ginástico abre suas portas, num horário alternativo, para nesse mês receber a nata da música mineira. Toninho não veio sozinho, trouxe consigo a Orquestra Fantasma, sua banda oficial e um convidado prá lá de especial: Robertinho Silva que além de grande baterista sabe preencher o palco com tanto entusiasmo. Um nobre espetáculo, onde a versatilidade de Toninho se fez realçar através do ritmo e da peculiaridade elegante em fazer música. Ô trem prá lá de bom, uai!!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ROSEMARY e MATEUS BOLGAR

HAROLDO COSTA - ROSEMARY - MATEUS BOLGAR e ZÉ CARLOS
Teatro Sesi-Centro – 13/08/2013

No vasto universo da música tudo pode ser criado, transformado e misturado. Dois artistas de gêneros diversos podem se fundir sem perder sua autenticidade. Isso foi comprovado com essa dupla constituída de repertórios tão diferentes que espalhou admiração e muitos aplausos da platéia. Nessa edição de A Canção Brasileira de Chiquinha Gonzaga a Tom Jobim, o nosso Mestre de Cerimônia e Idealizador do Projeto, Haroldo Costa escolheu para nós a voz macia e romântica de Rosemary,que ainda mantém a mesma jovialidade de tempos passados e que foi acompanhada pelo violonista e arranjador Zé Carlos e o timbre potente do tenor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Mateus Bolgar. Foi um espetáculo muito elegante, digno de todo respeito e aprazível ao extremo. Isso é a versatilidade brasileira, mistura de raças, de gêneros, de conceitos, de características que elevam a criatividade para um plano mais amplo e muito mais alto. E por isso, não me canso de afirmar: Os artistas brasileiros são incontestavelmente os melhores do mundo!!!

sábado, 10 de agosto de 2013

FABIANA COZZA

FABIANA COZZA
Sala Baden Powell – 10/08/2013

Para celebrar os 70 anos da cantora mineira Clara Nunes, Fabiana preparou um show elaborado com alto requinte – Canto Sagrado -, que também foi à gravação de um DVD com o mesmo nome, no auditório do Ibirapuera (SP). Hoje ela traz esse espetáculo aqui, nos átrios de Copacabana, no coração da Princesinha do Mar, arrebanhando uma platéia lotada e sendo retribuída com aplausos intensos. Canto Sagrado é um tributo digno daquela que tanto cantou o samba em toda a sua amplitude, realçou a brasilidade do povo, aflorou as raízes religiosas do negro com vasta exaltação a Mãe África. E é com essa mesma Claridade que Fabiana irradia esse espetáculo. Uma paulistana que fascinou o público e a crítica com o dom privilegiado de sua voz e a capacidade de interpretação predestinada a poucos. Uma artista completa onde o canto, a dança e o carisma se misturam para exalar o delicioso perfume da música. Meus respeitosos elogios prá você, Fabiana!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FLÁVIO VENTURINI


FLÁVIO VENTURINI
Teatro Sesc Ginástico – 06/08/2013
É uma honra para o público carioca ter em seus palcos apresentações com os ícones mineiros do valoroso e inesquecível Clube da Esquina. Uma qualidade musical e transformou a música popular brasileira sofisticando-a, enriquecendo-a com harmonias, exaltando tradições, crenças, festas populares, o solo fértil e a singeleza do povo da região. É isso que nesse mês de agosto o Sesc Ginástico apresenta para nós. E quem abre essa edição é Flávio Venturini ilustrando o projeto, relembrando sucessos e dando uma “palhinha” de seu mais novo trabalho a ser lançado em setembro próximo. Venturini continua sendo um marco da música mineira. Isso é incontestável. Casa cheia e público receptivo é a prova do seu sucesso. 

sábado, 3 de agosto de 2013

LUIZ HENRIQUE convida PAULO MARQUEZ

LUIZ HENRIQUE e PAULO MARQUEZ
Sala Baden Powell – 03/08/2013
“Pro Samba que Noel Me Convidou” – Esse é o título do mais novo show e CD lançado por Luiz neste ano de 2013, aqui no mais popular teatro da Prefeitura localizado em Copacabana, bem no meio do coração da Cidade do Rio de Janeiro. Esse show é um convite para revivermos os saudosos anos de 30, onde a boemia era um prato saboroso e muito bem temperado com o samba carioca. Noel e seus contemporâneos reaparecem em suas composições para brindarem conosco os sucessos que nunca foram esquecidos, a riqueza cadenciada do samba que ainda é a marca registrada da música brasileira. Com a participação do sambista mineiro Paulo Marquez, um “Doutor em Samba” essa roda tornou-se ainda mais quente. Marquez é um cantor de grande competência, possui um timbre privilegiado e não pode deixar de ser lembrado pelo que já contribuiu para a nossa música.

“Pro Samba que Noel Me Convidou” é um trabalho apuradíssimo e de bom gosto. São artistas como esses que têm a preocupação de reativar a memória musical brasileira, não deixando o samba morrer, que merecem todo o meu aplauso. Bravo!!!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FERNANDA CABRAL convida PAULA SANTORO

PAULA SANTORO e FERNANDA CABRAL
Sala Baden Powell – 02/08/2013

Cantora e compositora brasiliense que após passar longa temporada em Madri, retorna ao Brasil e apresenta o show Mar de Sophia, onde exalta o mar e o amor em todo o seu potencial intercalado pela força desgovernada da paixão, o frescor aprazível das águas e a pureza de suas espumas. Sua interpretação é extremamente poética. Além da voz impecável a artista se expressa com um gestual de forma suave e tão cheio de graça que nos permite sentir a agradável sensação das ondas em suas mãos. Um repertório lindo, um figurino adequado e uma presença de palco majestosa. E para intensificar a força e o poder das águas, a convidada Paula Santoro vem com seu canto convidar deusas e mitos e sereias a participarem dessa festa neste vasto oceano harmonioso que também chamamos de Música.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MONIQUE ARAGÃO


MONIQUE ARAGÃO
Sala Baden Powell – 01/08/2013
Pianista, compositora, cantora, professora, escritora. Enfim uma artista multifacetada, completa, talentosa. Suas composições exalam o perfume da boa música e suas apresentações, que a cada espetáculo se renovam, multiplicam com requinte e elegância a criatividade e tarimba dessa artista, deixando no ar a magia do deleite, da admiração, do conhecimento e da experiência de Monique. Nessa exibição a pianista apresentou um repertório autoral que primou em beleza e maciez a sonoridade fascinante do piano.
Essa mulher virtuosa que além de outras publicações, lançou em 2011, através da Editora Rocco, o livro Música, Mente, Corpo e Alma, uma pesquisa de 15 anos de estudos e observações envolvendo intérpretes e públicos para uma mesma linguagem, sua majestade a Música.
É assim o minucioso trabalho de Monique, transbordante de capricho e talento compactado na figura carismática e gentil dessa musicista. Sublime!!!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TIO SAMBA

FLAVIA DANTAS - LUCIANA LAZULLI - NINA WIRTTI e JULIETA BRANDÃO
Teatro Sesi-Centro – 31/07/2013

Uma orquestra de gafieira com muito requinte, oriunda da cidade de Niterói, que além de um qualificado repertório dos grandes nomes do samba das décadas de 20 a 50, insere também composições autorais. O bom humor prevalece nesse forrobodó, as performances são engenhosas e a sonoridade da banda é impecável. O canto em duo propicia um toque de frescor nesse panorama, obtendo um contracanto mais interessante e uma movimentação cênica com maior descontração. O figurino é confeccionado com elegância e a presença de bailarinos traz um brilho colorido na apresentação. Foi assim a gravação desse DVD, que teve participações especialíssimas como a de Diogo Nogueira, André Rios e Mulheres de Máscaras que exalaram bom gosto e exaltaram o samba brasileiro. Um trabalho minucioso e elaborado por Carlos Mauro, cantor e responsável pela criação do grupo

FATIMA GUEDES e FHERNANDA FERNANDES

FHERNANDA FERNANDES e FATIMA GUEDES
Teatro Sesc Ginástico – 31/07/2013
Uma amizade antiga, consolidada e quase parentesca que define essa combinação de camaradagem e profissionalismo. A arte caminha com elas em perfeita harmonia. Ambas compositoras românticas, violonistas e poetas por predestinação, tendo na alma uma bagagem muito expressiva mais de peso extraordinariamente suave. Com a apresentação desse show todos esses atributos ficaram confirmados. Elas prepararam um repertório admirável de compositores renomados como Chico Buarque, Tom Jobim e João Nogueira, além de composições próprias. O prestígio de Fátima no coração de Fhernanda e na música brasileira é tão significativo que a própria Fhernanda, em 2012, lançou o CD Passional, um trabalho belíssimo feito só com composições de Fátima. Se é na união que está a força, essas duas são explosivamente bombáticas!!!