segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BLOCO + DE MIL PALHAÇOS NO SALÃO





INTEGRANTES E MÚSICOS DO BLOCO + DE MIL PALHAÇOS NO SALÃO
Palito's Cana (Concentração) – Três Corações (MG) – 11/02/2012
Criado em 2010, o bloco teve visível crescimento devido a imensa animação de seus foliões e o grande senso administrativo de seus dirigentes. Carisma, alegria, vigor e boa música são as características primordiais desses agradáveis palhacinhos que se apresentam na avenida usando um figurino bem colorido e de excelente bom gosto, o que dá um toque aveludado e tinge de vermelho o frio asfalto por onde desfilam. Com tantos adeptos à folia o rebuliço não poderia ser pequeno. E como é habitual numa cidade do interior por todos se conhecerem, eles alcançam um predicado que só valoriza e intensifica essa confraternização. Um carnaval delicioso onde a idade, padrão aquisitivo, distinção de raça ou nacionalidade são quesitos irrelevantes. O importante é desfrutar de tanto riso e tanta alegria com + de mil palhaços no meio da multidão. 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

VELHA GUARDA DE TRÊS CORAÇÕES


VELHA GUARDA DE TRÊS CORAÇÕES
Pça. Odilon Rezende – 09/02/2013
Uma brincadeira no jeitinho bem brasileiro e com o aroma mineiro dos deliciosos carnavais de outrora, onde o coreto da praça era o centro da alegria e famílias inteiras se divertiam despreocupadamente num saudável carnaval de rua enfeitado com confetes e serpentinas. Fantasias, máscaras e muito entusiasmo não faltaram na Pça. Odilon Rezende. E a Velha Guarda de Três Corações se encarregou de manter o astral dos foliões em perfeito aquecimento. Sambas, samba-enredos, marchinhas e forrós energizavam a galera. Cair na gandaia era o objetivo dessa banda e o desejo espontâneo desse povo. Músicos experientes e com um padrão elegante cobriram a cidade de encantamento. Tudo isso só pôde ser realizado com o importante auxílio da Prefeitura local que garantiu eficiência, organização e segurança da cidade. Também Valério Neder muito tem contribuído para a realização desse evento popular, atuando como bravo resgatador do carnaval de rua em Três Corações. Um incansável colecionador de fotos e artigos sobre essa festa da cidade, registrando o evento mais popular do país há décadas e criando um acervo memorável. Um Carnaval muito à vontade, descontraído, ameno, familiar e bem animado.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BIBI, HISTÓRIAS E CANÇÕES


BIBI FERREIRA
Teatro Municipal Carlos Gomes – 29/01/2013
Com um vigor extraordinário, regada por impecável elegância, repleta de ousadia e exalando talento, a grande dama dos palcos brasileiros – Bibi Ferreira -, no auge dos seu 90 anos de idade, sobe destemidamente ao palco no Rio de Janeiro mostrando uma coletânea de belíssimas canções que fizeram parte de seu repertório ao longo dessa esplendida trajetória. Ela inicia o espetáculo com canções no idioma inglês construídas em várias décadas e de relevante sucesso. Elizete Cardoso, a Divina, é a segunda homenageada. Gota D'Água, a peça teatral de escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes, adaptada do clássico grego Medéia, de Eurípedes, onde Bibi protagonizava a trama, também foi cantada. Óperas famosas compostas por Verdi, Rossini e outros tiveram suas letras alternadas com canções de Caymmi e Noel Rosa, adequadas pela própria Bibi, que em sua mocidade, por não entender as mensagens das óperas, brincava com suas melodias. Edith Piaf e Amália Rodrigues também são destaques. Enfim um apanhado de trinta canções espetaculares que essa Deusa do Teatro Brasileiro apresenta, com duração de duas horas sem intervalo, na posição de pé e portando um grande salto, sem demonstrar em nenhum momento algum sinal de cansaço. Que Sublime Deusa!!! Magnífica!!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FÁTIMA GUEDES e VENCEDORES DO TRIMESTRE DO PROJETO PORTO ABERTO CANJAS AUTORAIS



FÁTIMA GUEDES – ELISA FERNANDES – DIEGO DIMADÚ – RONALDO BREVE – TUNINHO DO ROQUE – CLAUDIA STRATTNER – DANIEL DELAVUSCA – MARCELO TABOAS – MORANA – RICARDO LOUREIRO – NOAH MORENO – EDWIGES PEREIRA – PAULO CHARRAL – DAVID ALFREDO – NOÊMIA MEDEIROS – MAGALI – CARLOS ALBERTO e HELTON LOPES
Sala Baden Powell - 28/01/2013

Mais uma noite de glória festejada neste cais. Selecionados os oito compositores vencedores das edições desse último trimestre, desfrutamos o prazer de vê-los se apresentar com destaque em grande palco, coroados por uma honrosa festa. Merecimento justo onde talento e perseverança se unem para a realização de grande propósito: viver para a música e viver da música. Fátima Guedes foi à saborosa cereja desse bolo. Compositora e cantora carioca provida de muito talento e sensibilidade, dona de canções inesquecíveis. Uma Linda Pessoa, Apaixonada, Muito Intensa, Sem Fraqueza nem Mordaça, A Bailarina de uma Canção Serena que faz morada em pleno Arco-Íris. Ama o Cheiro de Mato e não se intimida com o Bicho Medo. Passarinheira Das Flores, Passional, e não se deixa vencer Pelo Cansaço. E Das Flores que colheu ao longo de sua carreira, um bouquet de Flor-De-Ir-Embora, ornado de Onze Fitas e coberto por Sete Véus tingidos em Lápis de Cor de azul Celeste exprime o Tanto Que Apredeu de Amor. E seu recado pra nós nessa noite é: Sou-lhes Grata
e Muito Obrigada!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

LIBERTANGO


MARCELO – ALEXANDRE e ESTELA CALDI
Sala Baden Powell – 25/01/2013
Piazzolla em família. Com formação de piano, acordeom e sopros o genuíno tango argentino, representado na figura ilustre de Astor Piazzolla, é executado e exaltado pela família Caldi, onde a beleza de seus arranjos proporciona um sentido inovador e desprendido enriquecendo elegantemente as melodias. Observamos isso claramente na construção das Estações Portenhas entre outras. Mas não é só o repertório de Piazzolla que LiberTango interpreta. As canções de Carlos Gardel se encontram presentes. E como não poderia deixar de ser, o notável Ernesto Nazareth, compositor de tangos brasileiros, é também homenageado pelo grupo. Um espetáculo nobre, onde a sublimação e o romantismo do tango emanam e ecoam em grande proporção. Bravíssimo!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MULHERES DE CHICO


LUCIANA COLÓ – GABI BUARQUE – MONICA LEME – LAILA AURORE – LIZA MARIA KUENERZ – MAKO – RICARDO CRAVO ALBIN – FERNANDA VELLOSO – PAULA VILLELA – JOE SALGADO - FLAVIA COSTA e ALINE CUNHA
Rádio Roquete Pinto – 24/01/2013
As cores vermelho e rosa tornou-se parte essencial do colorido do Carnaval Carioca. Simbolizando a feminilidade, fertilidade, sensualidade e graça essas charmosas meninas aquecem a galera com ritmo e dinamismo na forma mais efervescente e contagiante possível. Além do bloco de rua elas fazem apresentações em casas de shows, teatros, centros culturais, etc., lotando espaços e auditórios com sua alegria. Figurinos e adereços aumentam ainda mais o clima delicioso dessa festa. No repertório encontramos 99,9% de composições de Chico Buarque arranjadas adequadamente para formação de uma bateria de escola de samba. Elas também homenageiam Clara Nunes, Gonzagão e outros ícones da nossa música, porém em menor proporção. E assim, arrastando multidões, essas sedutoras batuqueiras proporcionam um show de qualidade e requinte com a idéia inusitada de ter como referência um dos mais talentoso e respeitável compositor brasileiro: Chico Buarque de Holanda.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A FEBRE DO SAMBA


THAÍS MOTTA - GEÓRGIA CAMARA – MARIA EDUARDA VILELA – ROCCYR ABUD - CHAMON – ANDERSON BEZERRA – ILÉA FERRAZ – CÁSSIO DIAS – JOSÉ PAULO PESSOA – EMMANUEL SANTOS – SELMINHA SORRISO e GUILHERME GONÇALVES
Teatro Sesi-Centro – 22/01/2013
Uma coletânea muito bem montada de sambas enredos das grandes campeãs do carnaval carioca desde a década de 20 até o ano de 1993, com todas as variações no estilo, no critério, no tema e no refinado luxo que fazem desse evento a Festa Mais Bonita do Mundo. Observamos a introdução de ritmos brasileiros nos desfiles como o maracatu, a congada, o carimbó, a catira, a ciranda, o lundu, a capoeira e outras sonoridades regionais do rico panorama adquirido pela diversidade de povos radicados. Fatos históricos e homenagens as figuras ilustres também são contados e cantados nas passarelas. E tudo isso é mostrado com muito requinte por um casal de apresentadores, três cantores, quatro bailarinos, inúmeros músicos que formam uma honrada bateria que nos sacode em todo o espetáculo. O teatro transforma-se em avenida esbanjando categoria com as lindas coreografias. A participação majestosa do mestre-sala e da porta-bandeira alçam com orgulho o estandarte do samba, do brilho e da popularidade da Maior Festa da Terra. Parabéns Emmanuel! Parabéns Guilherme! Parabéns a todo o elenco por proporcionarem um show tão belo. Recomendo!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MONIQUE KESSOUS e ELISA FERNANDES


ELISA FERNANDES - MONIQUE KESSOUS e MAGALI
Sala Baden Powell – 21/01/2013

Monique é a voz contemporânea modelo. Afinada, de bom timbre, suave e genuinamente melódica. Quanto ao estilo possui um porte delicado, de pequena estatura mas que se agiganta pela beleza e carisma. Suas canções são singelas, românticas e repousantes. E é essa sereia que nos visita nessa noite, seu canto nos encanta, transmitindo uma magia exclusiva, reluzente e contagiante. E é também nesse clima de encantamento que Elisa, grande companheira desse porto, conquista sua vitória com a música Orquestra, sendo ela a última finalista para o grande encontro do show do trimestre. Porto Aberto é um projeto espetacular que visa dar oportunidade aos compositores poder mostrar seu trabalho num espaço aconchegante e com um público ansioso para escutá-los. Salve Porto Aberto!!! Salve Monique!!! Salve Elisa!!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

REGIONAL NACIONAL


AQUILES MORAES - IURI BITTAR - LEONARDO PEREIRA - RAFAEL MALLMITH – NINA WIRTTI e ANDERSON BALBUENO
Sala Baden Powell – 19/01/2013
Um regional seresteiro que surgiu em dezembro de 2010 numa roda de choro no Bar Semente e que traz à tona a beleza do cancioneiro popular romântico de décadas passadas, onde o samba-canção, a modinha, a valsa, o antigo carnaval carioca tomam forma e contagiam a platéia com o lirismo e a riqueza melódica que se faz presente na música brasileira. Esse show, Romance Carioca, repertório e arranjos foram cuidadosamente preparados para que pudéssemos reviver com autenticidade a áurea época das grandes canções. Um regional de primeira, onde a destreza desses artistas impera e empolga. Aplausos!!!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CABARÉ DULCINA


PATRÍCIA FERRER – MELISSA EUQUERES – WANDERLEY GOMES DO NASCIMENTO – GABRIEL MOURA – BERENICE MORENO - ANDREA BORDADAGUA e VILMA MELO
Teatro Dulcina – 18/01/2013
O tradicional ambiente dos antigos cabarés que ardiam na Praça Onze no início do século XX passando pelas transformações urbanas como o "Bota Abaixo", destruições de moradias precárias e com superlotação como as cabeças de porco e os cortiços, o que estimulou a criação da primeira favela. E assim, o progresso segue seu rumo revigorando e reurbanizando a cidade do Rio de Janeiro. E elas, as belas damas da noite, a procura de sobrevivência dão continuidade ao ofício mais antigo do mundo. As canções, o ambiente descontraído, a linguagem, o figurino e a posição da própria história são expostos da forma mais romanesca e melódica possível. As músicas foram todas compostas por Gabriel Moura exclusivamente para esse espetáculo. E é ele que também assina a direção musical e Vilma Melo e Édio Nunes respondem pela direção geral. Uma representação que deve ser vista pelo público carioca visando à realidade dos fatos históricos que movimentaram a cidade, a riqueza de informações, o ambiente da difícil vida fácil, a freqüência boêmia onde se mesclam letrados e ralé comungando de uma só idéia: a diversão.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

LEONARDO BESSA convida REGINALDO BESSA


LEONARDO BESSA e REGINALDO BESSA
Sala Baden Powell – 17/01/2013
Produtor musical e intérprete oficial do Salgueiro, Leonardo lança agora seu primeiro CD solo Parece Um Sonho. Esse trabalho foi metodicamente lapidado e onde o cantor apresenta composições próprias, músicas inéditas de grandes nomes do samba e algumas regravações. Quanto ao repertório do show Leonardo se estende um pouco mais e mergulha em universos como o de Cartola, Candeia, Luiz Carlos da Vila, Noca da Portela entre outros, mostrando também o encantamento de sambas melodicamente românticos e a honrada presença de seu pai, Reginaldo Bessa onde, juntos, interpretam O Tempo, composição do próprio Reginaldo. Foi uma grande surpresa poder rever Reginaldo, participante de quatro edições do Festival Internacional da Canção, Festival da Record e Festival Abertura. Compôs também temas para novelas como Bandeira 2, O Espigão e outras, sendo criador de jingles e ganhando várias premiações do gênero. E para quem assistiu o espetáculo e pode rever esse encontro musical de pai e filho admirou-se com a perpetuação talentosa desses músicos e para os que não puderam comparecer, a busca de uma próxima oportunidade.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS


FRANÇOISE FORTON - ALOÍSIO DE ABREU e JOVI JOVINIANO
Teatro das Artes – 16/01/2013
Uma singela comédia musical onde o romantismo impera com grande estilo. Um encontro casual de dois jovens turistas brasileiros num café do Boulevard Montparnasse torna-se inesquecível. Com tantos gostos em comum eles percebem o quanto se completam, mas por uma pueril displicência não houve, naquela época, um segundo encontro e ambos seguem seus destinos. Uma experiência que marca para sempre o coração dos dois. Vinte anos depois surge uma nova esperança de obter outra chance com a oportunidade de uma segunda viagem à Paris e poder visitar o mesmo café. Toda a história é entremeada por 16 belíssimas canções francesas como La Mer, La Vien Rose, Hier Encore entre outras. No palco, um tecladista, um violonista e um percussionista adornam as célebres melodias francesas aumentando ainda mais o glamouroso clima poético do espetáculo. O texto é de Arthur Xexéu e a direção é de Jacqueline Laurence e tenham todos um ótimo espetáculo!!!

sábado, 12 de janeiro de 2013

OLÍVIA e FRANCIS HIME em ALMAMÚSICA


OLÍVIA e FRANCIS HIME
Sala Baden Powell – 12/01/2013
Almamúsica é uma seleta coletânea de canções gravada ao longo da carreira da dupla e registrada na forma nobre de um precioso CD que é, mais tarde, transformado em espetáculo percorrendo o Rio de Janeiro, Portugal e São Paulo com sucesso extraordinário. Nesse show o casal emociona com canções inequecíveis como: Morena do Mar, Trocando em Miúdos, Samba da Benção e a própria Almamúsica, composição de Francis e Olívia, que dá o nome ao trabalho. Foi lançado também um DVD onde é documentado a rotina musical dos Hime na acolhedora casa de Itaipava. Um show com excelente bom gosto e o peculiar talento característico desse casal. Imperdível!!!!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SARAU CRIAR em VISÕES COLETIVAS – 2ª Edição



ANDRÉ LIMA - GLAD AZEVEDO - NÍNIVE CALDAS - RENATO ASSIS – MARFIZA DE FRANÇA – DECCO TORRES - TONY PELOSI - MARLON MOUZER - DANNY REIS - DIEGO DIMADÚ - LENNON SANTOS – FRANÇOIS ARCANJO e CARLOS JACOME
Teatro Glauce Rocha – 09/01/2013
Mais uma oportunidade de podermos desfrutar da boa música gratuitamente num bom espaço. Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo é um projeto da Atos Produções Artísticas agregado ao Coletivo Angu de Teatro representado pela figura de Nínive Caldas, que reúne uma série de espetáculos teatrais, oficinas, vídeos e lançamento de livros oriundos de cinco estados nordestinos e que vem se apresentado nessa casa no período de outubro/2012 a março de 2013. Esse projeto nordestino favorece ao Sarau Criar mostrar seu trabalho em 5 edições. O Sarau Criar é um projeto genuinamente carioca com a finalidade de manter um espaço permanente para que compositores menos conhecidos possam apresentar seus trabalhos. E essa noite foi sensacional. Qualidade não faltou, pelo contrário, sobrepujou. Ainda teremos mais três edições e garanto a vocês: É imperdível!!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MU CHEBABI e DAVID ALFREDO


MU CHEBABI e DAVID ALFREDO
Sala Baden Powell – 07/01/2013
Mu – Ex-integrante do grupo Falange Canibal e ex-produtor musical do programa Casseta & Planeta. Suas canções são marcadas pelo humor inteligente de suas letras e a pela qualidade melódica de suas músicas. Samba e hip-hop também faz parte de seu vasto repertório. Simpatia, prestígio e talento são virtudes que o acompanham lado-a-lado aperfeiçoando cada dia o seu honrado ofício de compor e cantar. Um artista merecedor de sucesso.
David – Um artista aspirante ao sucesso. Um determinado compositor que munido de habilidade e perseverança galga com dedicação seu espaço no panorama musical. Respeitável vencedor dessa noite com a canção Nem que Seja – uma ode à mulher amada na intenção de vê-la sorrir e cantar. Um eterno apaixonado pela esposa e pela música.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

RIVOTRIO


THIAGO ZAIDAN – LUIS LIMA e FERNANDO FARIAS
D.O.C. Empório (Penedo-RJ) – 01/01/2013
Argentina, Alagoas e Rezende se mesclam na forma mais homogênea possível para fazer a boa música. Encontramos melodias que passeiam por cancioneiros populares que em grande parte são oriundas de raízes africanas, onde a sensualidade da dança e o ritmo requebrado fazem morada. Tango, samba, MPB e outras modalidades se destacam na sonoridade de instrumentos vibrantes como o violino, a viola caipira, o bandolim e, claro, a sincopada percussão. Uma miscelânea bem feita e saborosa. Degustável aos ouvidos e a alma. Um trabalho feito com muita classe e bom gosto. Sabor da Música dá uma dica: Estando em Penedo, visite o restaurante D.O.C Empório, que junta de bom grado paladar e música excelente.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TRIJUARTE


CLEITON – ROGÉRIO e JUAREZ SILVA
Güela Seca (Penedo) – 31/12/2012
Tudo de bom é poder passar a virada de ano com muita música e animação. Güela Seca ofereceu essa oportunidade reunindo um ambiente familiar, um som bem feito, uma comidinha apetitosa e bebidas hiper-geladas. Trijuarte confirmou isso. Juarez, com voz e violão, arrebentou. Levantou a galera apresentando um repertório dançante excelente. Rogério, o batera, responsável pela marcação também não fez feio. Provocou uma boa batucada, digna de um bom brasileiro. Cleiton, o baixista, não se intimidou com o som grave e surdo de seu instrumento. Tocou muito e muito bem. Vejo que o Sabor da Música está iniciando maravilhosamente esse ano. E teremos muito mais! Seja bem-vindo, 2013, grandes projetos, inovações e perspectivas esperam por todos nós. Feliz Ano Novo prá vocês, amantes da boa música!!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

GRUPO NÓ NA MADEIRA


GRUPO NÓ NA MADEIRA
Beco do Rato – 20/12/2012 

Com três anos de estrada o Grupo Nó na Madeira já alcançou uma popularidade considerável e um público adepto. Sabem por quê? Se o assunto é samba, eles sabem conversar. O papo é cadenciado e cheio de manobras. O samba de raiz toma o seu lugar no terreiro exaltando compositores como Noel Rosa, Cartola, Moacyr Luz, Paulo Cesar Pinheiro, Zeca Pagodinho... Enfim, todos aqueles que nasceram com o lacre do sambista tatuado no coração. Nó na Madeira é parte da noite carioca. Quem não teve ainda a oportunidade de conferir essa informação, é só chegar nesse pedaço e deixar se levar pelo ritmo glorioso do samba de quintal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

LUI COIMBRA – PAULO CHARRAL e GIZA LUZ

PAULO CHARRAL - LUI COIMBRA e GIZA LUZ

Sala Baden Powell – 10/12/2012
Multiinstrumentista carioca, ex-integrante dos grupos Aquarela Carioca, Religare e da Orquestra Popular de Câmara. Fez-se parceiro de Mário Quintana musicando o soneto Astrologia e o poema O Idiota da Aldeia (este conta também com a participação de Admar Branco). Com Zeca Baleiro, Lui traduziu a belíssima canção Fields of Gold de Sting reproduzindo-a com a mesma suavidade e poesia da forma original. Lui também tem grande inclinação para os ritmos regionais. E é com esse leque tão diversificado de ritmos e temas que pudemos apreciar nessa noite suas surpreendentes composições. Um artista refinado, repleto de conhecimentos acadêmicos repassando-os para o popular de maneira tão natural. Sublime! Paulo e Giza, vencedores dessa etapa com a música Preconceito que, como o próprio nome já diz, fala a favor daqueles que de alguma forma sofrem qualquer tipo de discriminação e mesmo assim adquirem força suficiente para almejar um mundo melhor. Uma honrosa bandeira a ser alçada. Luta e determinação são as bases para esse equilíbrio. Avante!!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

HENRIQUE CAZES e CLIFF KORMAN


HENRIQUE CAZES e CLIFF KORMAN
Sala Baden Powell – 07/12/2012
Com formação acadêmica em química, esse estudioso troca a energia das moléculas, átomos e outras agregações por cordas, acordes e vibrações proporcionadas pelas notas musicais extraídas do cavaquinho. Decisão essa que deu muito certo, sendo atualmente autor de vários livros referentes a esse instrumento e de obras do Choro. Hoje Henrique lança seu mais recente CD, Uma História do Cavaquinho Brasileiro, trazendo à tona as composições dos pioneiros Mário Álvares (o inventor do cavaquinho de cinco cordas) e Nelson Alves (professor do jovem Pixinguinha e fundador do grupo Oito Batutas). Além de destacar as composições dos mestres Waldir Azevedo, Canhoto e Garoto. Ícones como Radamés Gnattali e Paulinho da Viola também estão arrolados nesse disco pela contribuição dada ao instrumento nas décadas de 70/80. E como não poderia deixar de existir, Henrique apresenta dois estudos solos de sua autoria e a valsa Real Grandeza. Ao seu lado, o pianista nova-iorquino Cliff, um pesquisador e amante inveterado da música brasileira, que chegou aqui trazido por Toninho Horta para apresentar concertos e workshops, iniciando também um trabalho de projeção com o saxofonista Paulo Moura. E por aqui ficou. Henrique e Cliff nos deram um vislumbre da riqueza musical que está compactada nesse CD. Vale a pena levá-los prá casa.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DINO RANGEL convida ANJE WEST e KYM AMBROSE


DINO RANGEL convida ANJE WEST e KYM AMBROSE
Teatro Sesi-Centro – 05/12/2012
Exímio guitarrista niteroiense com vasta bagagem musical, tendo sido integrante dos grupos Palha de Milho, Suzete Drinks, Brasilianas e Saloon & Cia, e tendo também acompanhando e excursionando com vários ícones da nossa música pelo Brasil e pelo exterior, traz hoje ao palco desse teatro, convidados especialíssimos da mais pura estirpe musical como o pianista Gilson Peranzzetta, o batera Vitor Vieira e os músicos australianos Anje West e Kym Ambrose que formam um dos grupos mais célebres do mundo: The View Madeeleine's Couch, sediados na cidade de Brisbane, em pleno coração do Pacífico. Anje, além de grande vocalista também gerencia o grupo e leva para os alunos australianos do ensino médio, o projeto Música Viva nas Escolas. Kym, seu esposo, é o único vibrafonista da Austrália especializado em música brasileira e suas composições foram indicadas para prêmios de jazz. Um show imperdível, sofisticado e que exala beleza da boa música.

GRUPO TUTTI


LIPE PORTINHO – ANA AZEVEDO – DANIEL GARCIA e ANDRE TANDETA
Teatro Sesi-Centro - 05/12/2012
O erudito com pegadas jazzísticas. Ou o jazz em berço clássico. Ou também a música clássica com arranjos sofisticadamente traslados para o jazz. Não importa como seja. O importante é a forma elegante de efeitos como esse grupo se apresenta. E é com esse estilo que um belíssimo concerto natalino é exibido ao público. Com todo o repertório temático não faltou o improviso característico do instrumental. A beleza melódica das canções de Natal recebe os contornos vibrantes do sax, a suavidade tradicional do piano, a sonoridade grave e precisa do contrabaixo elétrico e a batida pulsante e ritmada da bateria. Um refinado banquete musical que faz jus a comemoração dessa época. Bravíssimo!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MOMBAÇA e DIEGO DIMADÚ


MOMBAÇA e DIEGO DIMADÚ
Sala Baden Powell – 03/12/2012
Genilson dos Santos, o Mombaça, nasceu com a música. Seus pais e irmãos formavam um grupo musical que se apresentava na Igreja Batista do bairro de Jardim, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de cantor, compositor, diretor musical e produtor ele é formado em jornalismo e exerceu também a carreira de professor de História. Mart'nália é sua principal parceira, além de ter composições assinadas com Ana Costa, Sandra de Sá e outros. Na política, é engajado em movimentos de integração racial, na luta contra o preconceito sendo a favor dessas minorias e vivenciando essa causa em letras de muitas canções além de muito enfatizar o dom sublime do amor e do afeto. Dimadú é um compositor veterano no projeto Porto Aberto. Suas canções também trazem o brilho do amor e da essência de encontro e desencontro. E nessa noite esse tema é mais uma vez confirmado na música Senhor de Si. Duas grandes vertentes musicais proporcionando uma grande confluência. Cidadania e Paixão. Ambas as lutas em prol de grandes razões.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BLOCO MULHERES DE CHICO


BLOCO MULHERES DE CHICO
Sala Baden Powell – 29/11/2012
Mulheres de Chico está na rua desde 2006 levando com folia e beleza as composições de Chico Buarque de Holanda. Essa idéia evoluiu tão rapidamente que hoje o Bloco pertence a uma posição de destaque dentro do Carnaval carioca. Mas não é só de Carnaval que vivem essas mulheres. Sua agenda é lotada de apresentações em casas de shows, teatros, centros culturais, festivais, eventos, etc. Energia é o que não falta. Colorido também. O vermelho, rosa e branco exalam feminilidade e a batucada resultante dessas moças nada perde comparada aos tradicionais blocos e escolas carnavalesca da cidade. Mas nem todas elas vivem da música. Muitas são profissionais liberais compartilhando suas atividades diárias com a deliciosa arte do batuque. E assim elas arrastam em torno de 20.000 foliões sedentos de animação. Mulheres de Chico já é uma tradição carnavalesca do Rio de Janeiro, onde a alegria, e o charme imperam proporcionando ao público uma saudável brincadeira.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MARFIZA DE FRANÇA


MARFIZA DE FRANÇA – JOVI JOVINIANO - HENRY LENTINO e RAFAEL MALMITH
Leviano Bar – 26/11/2012
Com jeito carinhoso, um falar baixinho e um perfil solidário, Marfiza encanta quem a conhece. No palco sua figura se torna mais forte, sua voz se amplia e a faceta de menina assume o porte de mulher. Marfiza canta com a alma, sensibiliza com versos e acalanta com melodia. Poetiza nata, eternamente jovem, mas com coração repleto de vivências. Henry, arranjador, compositor e instrumentista gaúcho. Exímio artista, que já se apresentou ao lado de tantos valores da nossa música, e que não hesitou em dar aulas de cavaquinho em Mangueira e em ONG, atendendo a jovens e crianças carentes de comunidades. Jovi, mestre do batuque com formação autodidata. Foi no Cacique de Ramos onde obteve o aperfeiçoamento e com Paulo Moura ganhou notoriedade. Hoje seu nome é listado no rol dos grandes percussionistas internacionais. Mallmith, o versado gaúcho das 7 cordas, que ainda muito jovem já galgava um espaço significativo no cenário musical. E foi com essa turma valorosa que Marfiza apresentou o seu show. Menina, você é grande!!!

CLAUDIO NUCCI e LEO MUCURI


LEO MUCURI e CLAUDIO NUCCI
Sala Baden Powell – 26/11/2012
Autor de canções memoráveis como Sapato Velho, Quero Quero, Toada, Quem Tem a Viola e mais uma infinidade delas de igual beleza, nos concedeu a honra de aportar neste cais para mais uma saudável aventura no coração desse Porto Amigo. Nucci traz consigo a singeleza da poesia e uma riqueza melódica que cativa de imediato, além de possuir uma postura nobre e gentil. Apreciar a boa música é um privilégio. E Cláudio nos deu essa oportunidade da forma mais descontraída possível, como se estivéssemos na nossa sala de estar. Leo, o compositor destacado dessa noite também fez bonito com a suingada Nega, transbordando alegria e alvoroçando participantes e público. Essa 2ª edição de Porto Aberto Canjas Autorais chegou arrasando. Um grande amadurecimento é observado nas composições apresentadas, melhorando ainda mais a qualidade do trabalho desses artistas menos conhecidos que anseiam por um espaço mais estabilizado na Arte. Vocês todos estão de parabéns! Bravíssimo!!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MÚSICA EM PETRÓPOLIS


CARLOS ALLY
Casa D'Angelo – 23/11/2012
Carlos vem se apresentando algum tempo nesse restaurante tradicional da cidade, tendo sido inaugurado em 1914 e considerado pela juventude local como um point petropolitano. O ambiente em estilo colonial, agradável e aconchegante, se ajusta perfeitamente com a forma intimista de cantar e tocar seu violão. Seu repertório é aprazível. Sua voz é bonita e afinada. Seus arranjos são de um músico experiente. Vale à pena conferir. E, além disso, Ally também integra como vocalista e guitarrista a Banda Tahto, especializada em shows dançantes e apresentações acústicas. Vamos prestigiá-lo, seu trabalho é muito bom!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

KIKO HORTA QUARTETO e FIDÉLIS DO ACORDEON


KIKO HORTA – FIDÉLIS DO ACORDEON - IVAN MACHADO - RODRIGO SCOFIELD - CRIS COTRIM e LUIZ FLÁVIO ALCOFRA
Academia Brasileira de Letras - 21/11/2012

Para homenagear os 100 anos do "Rei do Baião", Kiko Horta Quarteto idealizou o show Luiz Gonzaga – Uma Aquarela Nordestina, onde os grandes sucessos do sanfoneiro são apresentados na voz de Fidélis do Acordeon, considerado o artista indicado para dar continuidade a obra de Gonzagão, cantando no mesmo tom, intensidade e alegria do sertanejo. Kiko, que teve sua formação pianística, a partir de 1996 passa a estudar acordeon, o que nessa década ainda era considerado um instrumento retrógrado e sem valia. E a causa disso foi motivada pela massificação da música nordestina em contraste dos ritmos mais elitizados como a Bossa Nova, a MPB, a Jovem Guarda, etc. Hoje esse resgate vem sendo feito com louvor pelos artistas brasileiros, reapresentado sonoridades esquecidas como o xote, baião, jongo, choro, samba-canção, etc. Meu grande respeito aos músicos que reabrem esse leque nos dando a oportunidade de poder desfrutar com maior amplitude da maravilhosa música brasileira.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LUIZA POZZI


LUIZA POZZI
Teatro Sesi-Centro – 21/11/2012

Poderosa voz de mulher com rostinho brando de menina. O carisma e a feminilidade de Luiza tem o poder de encantar a platéia. Uma artista que ama o que faz. E o faz muito bem. Afinação contínua, repertório selecionadíssimo e uma banda composta por músicos experientes são atributos que enaltecem o show dessa musa. No palco ela é incansável. Seu dinamismo contagia estimulando o público a cantar e dançar junto. Tudo se torna uma grande festa onde a alegria embarca numa imponente onda de contentamento. Enfim, um showzaço! Um sucesso honrosamente merecido!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ZÉ PAULO BECKER – BETH MARQUES e RONALDO BREVE


RONALDO BREVE – MAGALI – BETH MARQUES e ZÉ PAULO BECKER
Sala Baden Powell – 19/11/2012
Com formação erudita, diversas apresentações pela Europa, África e Ásia e com brilhantes premiações em concursos de violão clássico, Zé Paulo, a partir 1994, migra para a música popular integrando o Trio Madeira Brasil, onde o choro torna-se a voz predominante de seu trabalho. Mas nem só de choro vive Becker. O perfil do compositor se inquieta e dá lugar ao samba e ao baião entre outros. Um trabalho de mestre! Beth, a cantora que até os 16 anos morou em um sítio em Miguel Pereira convivendo com o frescor do verde e a sonoridade dos pássaros, o que se pode facilmente entender seu trato suave e doce. Suave e doce é também sua voz. Modulada, agradável e de uma afinação ímpar. Ronaldo, ao contrário de Beth, vem do complexo da Maré. Cantor, compositor e violonista autodidata. Suas canções enfatizam a dificuldade do cotidiano ocasionado pelos problemas sociais, os sentimentos gerados pelo afeto e pelo desafeto e a alegria da vitória por poder sobreviver a todas essas intempéries. Tudo isso é explanado com pegadas de reggae, soul, rock, samba e jazz. E nessa noite tão especial ele se faz mais uma vez vencedor com a canção Semana. Fotografia também faz parte do seu ofício, tendo participado de uma exposição no Club der Kulturen, em Chemnitz/Alemanha.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

GRUPO BARRAVENTO


XANDY CARVALHO - GEORGIA CAMARA - LETÍCIA MALVARES - LUIZA BRINA, LUCIANO CAMARA, GENILSON LEITE - JAQUELINE BARBOSA - KAUÃ CARVALHO e ALINE GONÇALVES 
Sala Baden Powell – 16/11/2012
Barravento é um grupo que tem por finalidade exaltar os ritmos negros africanos inseridos na nossa cultura como jongo, samba, maracatu, eijexás e outros, enfatizando o batuque e os movimentos da dança de terreiro e promovendo um clima festivo com o público. No seu repertório encontramos composições de Paulo Cesar Pinheiro, Sivuca, Pixinguinha e também autorais. O som é contagiante e os dançarinos além de apresentarem uma bela performace transitam na platéia formando roda de dança e estimulando o público a participarem da festa. Uma apresentação magnífica onde a tradição abre suas asas, congela o tempo e estimula a geração contemporânea a vivenciar a música da senzala.