domingo, 14 de setembro de 2014

ARACY DE ALMEIDA - A DAMA DO ENCANTADO

THADEU MACEDO - KIKA DANTAS - SIMONE MALAFAIA e GEDIVAN DE ALBUQUERQUE
Sala Baden Powell – 14/09/2014
Baseado no livro biográfico Nos Tempos de Noel Rosa, escrito por Almirante, grande parte da história de Aracy de Almeida é contada.
A artista nasceu e cresceu no bairro do Encantado, subúrbio carioca, e é considerada a melhor intérprete das obras de seu grande amigo Noel. Boêmia, amante do samba e irreverente ela também apresentava uma outra face da moeda, onde o gosto refinado pela música clássica, pelos livros de psicanálise e pelas artes plásticas tinham lugares prioritários na sua estante.
Aracy nunca quis gravar depoimentos ou entrevistas falando sobre sua carreira ou vida pessoal, o que dificultou um pouco sobre a pesquisa desse trabalho, achando que, mediante esse ato, abreviaria, e muito, seu tempo de vida.
Aracy “curtiu” a vida da melhor forma que poderia em sua época. Bebeu e freqüentou casas e botequins considerados suspeitos e mal frequentados, fez do samba e do carnaval uma escola para sua vida, casou-se e descasou-se, contendeu com muitos por discordar das sugestões de terceiros e brilhou como poucas estrelas da época na conquista do seu espaço numa sociedade preconceituosa, machista e radical.

É assim a história escrita e dirigida por Gedivan de Albuquerque e atuada pela Cia Teatral Luzes da Ribalta e Grupo Arquéthipo, tendo a direção musical, preparação vocal e arranjos de Jonas Hammar e Kika Dantas no papel de Aracy de Almeida. Uma bela homenagem pelo centenário de nascimento da artista. Bravo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário