sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AS DIVINAS DIVAS

ROGÉRIA – KAMILLE K – JANE DI CASTRO – ELOÍNA – BERTA LORAN – ISABELITA DOS PATINS e MARIA CLAUDIA

Sala Baden Powell – 28/09/2012
Essas divas são demais! Um talento brilhante para fazer uma platéia lotada morrer de rir. Diversão aqui é garantida e a qualidade do espetáculo também. Rogéria, a honrosa musa dessa trupe, atesta como os anos não passaram para ela. Loiríssima e sedutora, se dá o luxo de escovar os cabelos em pleno palco. Jane, a rainha-mãe, conquistou todos nós com a voz afinada e uma conduta elegante nas suas apresentações. Kamille, uma humorista notável, arrancou gargalhadas do público com a criação de personagens escrachadas. Eloína dá um toque refinado no seu número com a ornamentação de um bailarino. Andrea, transformista inigualável, arrasou mostrando talento e sensibilidade numa performace maestral. Enfim, uma turma de artistas e amigas que atravessaram décadas de palco conservando ainda o brilho intenso na arte do riso. E para fechar com chave de ouro, a participação de Berta Loran, a grande deusa do humor e das revistas, não deixou barato. Tirou todo o fôlego que ainda restava da platéia. Também se fez presente a lendária Isabelita dos Patins, arrecadando assinaturas para a transferência do Museu de Carmen Miranda para o bairro de Copacabana. Gente, o apoio foi grande. Eu mesma assinei. A belíssima Maria Claudia, grande musa da TV brasileira, foi agraciada, pela presença, com um lindo buquê de rosas ofertado pela própria Jane. As Divinas comprovam mesmo que rir é o melhor remédio.

MORAES MOREIRA

MORAES MOREIRA

Teatro Sesi-Centro - 28/09/2012
Moraes além de fazer a história da música popular brasileira, ele próprio já é uma história. Sua vivência em efervecente ebulição com os Novos Baianos teve muito o que contar. Apesar de ter sido o ninho acolhedor para as grandes composições do grupo, a maneira indisciplinada e irreverente bastava para trazer transtornos e incômodos aos vizinhos do bairro de Botafogo. E buscando um espaço mais amplo e em contato com a natureza, a chácara em Jacarepaguá preencheu essa lacuna, dando grande ênfase ao futebol que rolava quase que diariamente. Muitos compromissos musicais foram desmarcados pelos horários das peladas no local. E quando adquiriam um "dinheirinho" para a sobrevivência, a grana era gasta com camisas do time que eram inovadas com freqüência. Apesar de toda desordem a "família dos baianos" deixou muitos jovens aventureiros com água na boca. E o sucesso de Moraes e os outros integrantes não diminuíram com o passar dos anos. Eles ainda são referência da boa música, da poesia e do bom humor brasileiro. Salve essa baianada!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LUIZA BORGES

LUIZA BORGES
Auditório do BNDES – 27/09/2012
Romanceiro – É o título de seu primeiro CD composto por um repertório que trafega nos infindáveis caminhos da crença popular evidenciado nas diversas regiões brasileiras, valorizando o ritmo batuqueiro e dançante desses compassos. O requinte com que Luiza colore as canções torna aprazível aos ouvidos de quem a escuta. Sua voz modulada e altamente depurada está associada com sua figura feminina e marcante de palco que a engrandece, fazendo jus a qualidade e a destreza da artista. Um rico espetáculo onde a brasilidade da terra e seu estilo de fé são exaltados, respeitados e festejados dignamente com versos escritos por compositores de duas gerações.

sábado, 22 de setembro de 2012

CHRISTINA PAZ

CHRISTINA PAZ

Casa Rosa do Sesc Tijuca – 22/09/2012
Exaltando a memória do compositor, instrumentista, poeta e cantor Guadalupe da Vila, autor de sambas de roda, partido alto, toadas, baladas e boleros, Christina, sua sobrinha, também nascida no bairro de Vila Isabel e responsável pelo acervo musical de seu tio, presta-lhe honrosa homenagem com o lançamento do CD e do show Cantar prá Viver, resgatando suas obras e mostrando a importância do seu convívio no bairro boêmio onde viveu usufruindo das companhias de Noel Rosa, Martinho da Vila, Luis Carlos da Vila e outros. Christina que além de cantora é professora, produtora e pesquisadora musical tem tido todo cuidado, carinho e empenho em cantar e divulgar essas pérolas musicais para torná-las cada vez mais brilhantes e vivas. Valeu, Christina, pelo importante incentivo!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RENATA ROSA

RENATA ROSA

Auditório do BNDES – 20/09/2012
Atriz, cantora, compositora, rabequeira e poetisa. Além de ter cursado letras e fonoaudiologia, sua alma se inclina para a música da Zona da Mata do Norte de Pernambuco e do Baixo São Francisco Alagoano. Dos cânticos populares destacam-se o samba de coco, os cantos indígenas, o maracatu rural e o cavalo-marinho. Tendo como parceira a rabeca, instrumento considerado o violino rural brasileiro, Renata faz sua música atingir uma sonoridade ricamente festiva. Sua voz privilegiada dá o arremate final a essa escultura onde visualizamos o coração brasileiro e suas raízes proliferando-se pelas regiões e germinando flores aromatizadas no território nativo da música. Um belo trabalho que faz justiça e comprova o merecimento a todos os prêmios recebidos por essa artista.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MACAU OLHOS COLORIDOS NO SARAU CRIAR

MACAU OLHOS COLORIDOS - SANDRA DE SÁ - PAULO BAGUNÇA e FLÁVIA CAVACA - BNEGÃO - AUGUSTO BAPT e KARLA SABAH
Leviano Bar – 17/09/2012
Autor da canção considerada o hino da música negra brasileira que ficou imortalizada na voz de Sandra de Sá, sua grande amiga, parceira e admiradora. Ex-integrante do grupo Paulo Bagunça e a Tropa Maldita, banda pioneira do movimento Black Power no Rio de Janeiro, Osvaldo Rui da Costa - o Macau, compositor revestido de fibra inquebrável, deu segmento em sua carreira tornando-se um selo importante na música brasileira. E hoje, no show de abertura desse sarau, que tem a finalidade de divulgar e valorizar o compositor e suas composições, abrindo um espaço democrático e interativo, Macau comprova como seu suingue o agigantou. Convidados importantes do movimento black se apresentaram para cantar e prestigiar aquele que elevou a música preta brasileira a um patamar de destaque, permitindo nos seus versos ecoar a voz da minoria.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

JOHNNYS & KADU

JOHNNYS e KADU

Bar Garibaldo – 14/09/2012
Não é só pelas ruas da Lapa que encontramos bons músicos. Os bares e botecos do Rio estão repleto deles. E Garibaldo é um exemplo disso. Localizado na Muda, servindo drinks variados e deliciosas refeições, ele oferece aos seus fregueses a excelência da boa música. Johnnys & Kadu é a grande atração da noite. Com voz privilegiada, sabendo aproveitar com sucesso suas modulações e executando um repertório eclético de muito bom gosto, ele consegue manter a atenção do público que interage e canta junto com o artista. Além de cantor Jonnhys é um admirável comunicador e faz questão de visitar cada mesa nos intervalos deixando sempre uma mensagem de boas-vindas. Kadu é o exímio tecladista que floreia esse trabalho. Percebe-se nele a experiência da noite e a habilidade no instrumento. Juntos eles contribuem para um excelente entretenimento, tornando a noite de sexta-feira mais relaxante e divertida. Sucesso prá vocês!!!

ROSANE CORRÊA

LIA COSTA - ROSANE CORRÊA e HELOISA CORRÊA

Centro Municipal de Referência da Música Carioca – 14/09/2012
Cantora, compositora, atriz, dubladora, bailarina, produtora musical e psicóloga. Em suma: uma artista completa, bem preparada, muito experiente e que sabe valorizar o dom precioso que tem – a bela voz. Completando 21 anos de estrada e lançando um CD autoral, Rosane faz jus de todos os aplausos e premiações que recebeu ao longo desses anos. Tendo o Blues no sangue, o suingue na alma e esbanjando talento ela se agiganta. Traz também consigo uma grande banda constituída por músicos seletos, vocais primorosos e arranjos magníficos. Uma exaltação à beleza do som negro, americano, melancólico e compassado. Um legado de sofrimentos, pequenas conquistas e muito ritmo que esse povo tem marcado em sua pele mas que todas as nações cantam e reverenciam a sua sonoridade.

QUARTETO EM CY

SONYA – CYBELE – CYNARA e CAMILLA DIAS (piano)

Teatro Sesi-Centro -14/09/2012
Grupo polifônico feminino que conta com 48 anos de carreira, mantendo ainda seu Ibop em alta. Essas baianinhas graciosas que na década de 60 conquistaram o gosto do público e tocou fundo nos corações transbordantes de poesia dos veteranos Vinícius de Moraes, Carlos Lyra e Dorival Caymmi, continuam ainda sendo muito aplaudidas. Sua agenda é inesgotável e suas apresentações são realizadas em teatros lotados, mantendo a mesma qualidade de arranjos e executando um repertório de primeira linha. Muito elas tem para contar e cantar. E suas histórias são bem interessantes. Seu público é constituído de todas as idades porque a excelência da boa música é sempre jovem e cheia de vigor. Pessoal, ouçam o que elas tem a dizer. Vida longa para essas Baianinhas!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MAURO AGUIAR

Foto de Elisa Gaivota.
MAURO AGUIAR
Auditório do BNDES – 13/09/2012
Carioca, compositor, cantor, programador visual e ex-integrante dos grupos vocais Boca que Usa, Putzkara e Os Boêmios. Suas composições tem sido gravadas por intérpretes importantes como Ivan Lins, Ney Matogrosso, Fátima Guedes, Carol Saboya, Paula Santoro e outros. Seu nome aparece como finalista em diversos festivais e prêmios consideráveis da nossa música. Transeunte é o título do show e do CD que Mauro apresenta hoje e que traz um repertório constituído por sambas, valsas, xotes e outros ritmos bem brasileiro, composto em alto padrão e executado por um time de músicos que representam a fina flor da música instrumental. Um espetáculo que deve ser assistido e aplaudido pelos amantes da boa música.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MARTINHO DA VILA e GABRIEL DE AQUINO

MARTINHO DA VILA e GABRIEL DE AQUINO

Academia Brasileira de Letras – 12/09/2012
Com 45 anos de carreira repleta de sucesso, esse sambista é recebido para uma espontânea conversa onde os momentos marcantes de sua trajetória são cantados, contados e relembrados com o auxílio do musicólogo Ricardo Cravo Albin, possuidor de uma visão apurada e um vasto conhecimento, mostra como nos anos 60, Martinho contribuiu para destacar a importância da nossa música. Natural do município de Duas Barras, o compositor chegou ainda criança a grande Cidade Maravilhosa e aqui aprimorou seu talento. Menina Moça, Casa de Bamba, Pequeno Burguês são sambas que fizeram parte de seu brilhante começo. Unidos de Vila Isabel é o seu berço do samba onde faz Renascer das Cinzas a Graça Divina cantando em Tom Maior, sem Disritmia e preenchida de Glórias Gaúchas que a Iaiá do Cais Dourado, a eterna Menina Moça destaca nos Quatro Séculos de Modas e Costumes que habita em Vila Isabel. Todo esse acervo musical de Martinho vem ilustrado pelo violão preciso do jovem e talentoso Gabriel, filho do grande violonista João de Aquino, primo do supremo Baden Powell.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SÉRGIO COELHO

SÉRGIO COELHO

Teatro Sesi-Centro – 11/09/2012
Com muita experiência em compor e cantar pelas noites e tendo como grande parceiro Lula Moreno, que atualmente reside em Portugal, surgiu a idéia de poder dar continuidade a essa cumplicidade lançando o CD De lá e de Cá, produção independente confeccionada da maneira moderna e prática de se fazer música – a via Internet -, onde não existem distâncias. Nessa realização participam instrumentistas brasileiros e portugueses, o que valorizou esse trabalho em âmbito internacional. Desse repertório podemos destacar a presença de ritmos como o samba, samba canção e bolero entre outros. A guitarra portuguesa e o bandolim também contribuem bastante para se alcançar uma sonoridade brasileira recheada de lusitanismo. Uma compilação que vale a pena ilustrar sua estante.

sábado, 8 de setembro de 2012

CLAUDIA TELLES e MARCELLO LESSA

CLAUDIA TELLES e MARCELLO LESSA

Sala Baden Powell – 08/09/2012
É muito bom ver Claudinha de volta a essa casa de espetáculo que leva o nome de um dos precursores da Bossa Nova que renovou o suingue brasileiro: Baden Powell. Nomes consagrados levaram o toque charmoso da maneira inusitada e brasileiríssima de cantar e fazer música, atravessando continentes e elevando a um grande patamar a nossa música. E hoje, em especial, esse teatro está de portas abertas para aplaudir a herdeira de Sylvinha Telles, a musa que tanto brilhou nesse panorama na época de tanta bossa. Claudia aprendeu com maestria todos os ensinamentos da mãe. Possuidora de uma voz aprazível e precisa encanta que a assiste. Acompanhada do violão muito bem dedilhado por Marcello, que só acrescenta beleza e técnica a essa parceria musical de tantos anos de palco. É muito bom vê-la aqui, por que essa sala foi criada para proporcionar boa música e fazer brilhar os seus intérpretes e compositores. Seja muito bem-vinda, Claudia, e volte breve por que seu público estará sempre a sua espera!!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ORDINARIUS

FERNANDA GABRIELA - MAÍRA MARTINS - AUGUSTO ORDINE - LUIZA SALES - MATEUS XAVIER - ANDRÉ MIRANDA e GUSTAVO CAMPOS
Sala Baden Powell 07/09/2012
O sexteto polifônico Ordinarius integrado por cantores de grande experiência, está em atividade desde 2008 maravilhando as platéias por onde se apresenta. A prova disso foi a conquista do 2º lugar no Concurso Nacional de Grupos Vocais promovido pelo CCBB. Seus arranjos são muito bem elaborados e o repertório variado destaca-se pelo bom gosto e pela elegância com que são executados. Esse ano o grupo lança seu primeiro CD com a participação de uma percussão suave que ornamenta em alto estilo as vozes que se entrelaçam. Para aqueles que ainda não conhece o grupo fica aqui a minha recomendação. E para os que já apreciam o seu trabalho "vale a pena ver de novo".

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NÁ OZZETTI

NÁ OZZETTI

Auditório do BNDES – 06/09/2012
Balangandãs é o show em homenagem a uma das maiores intérprete que a música brasileira já teve – a portuguesa Carmen Miranda -, que saúda com grandeza de estilo, desde a modelagem singela do figurino até a elegância dos arranjos, fazendo do saudoso regional Bando da Lua uma mini orquestra aromatizada pelo som de deliciosos gongos melódicos. A voz minuciosamente afinada e muito bem trabalhada da artista permite ao público vibrar pela altura de seus agudos e pela sustentação de suas notas. é uma artista primorosa que além do talento destacável possui inúmeros requisitos que intensificam o seu brilho: simplicidade, energia, carisma e um grande amor pelo que faz. Ná, você também é NOTÁVEL!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ARTHUR MOREIRA LIMA

ARTHUR MOREIRA LIMA

Teatro Sesi-Centro – 05/09/2012
Virtuoso pianista carioca considerado internacionalmente como extraordinário intérprete do vasto repertório romântico. Desde muito jovem já demonstrava seu talento inigualável apresentando-se, com a idade de nove anos, um concerto de Mozart junto a Orquestra Sinfônica Brasileira. Preocupado em tornar acessível a música clássica para um público de poder aquisitivo menor, o artista desenvolveu, em 2002, o projeto Um Piano pela Estrada, que consiste em levar, na carroceria de um caminhão, seu magnífico piano de cauda onde ele mesmo executa as obras dos grandes compositores eruditos, percorrendo escolas e cidades, deixando o aroma da boa música por onde passa. Um trabalho louvável e de inteira dedicação, já que sua agenda internacional é lotada, ele ainda consegue reservar períodos para dar oportunidades a todos de conhecer mais de perto a música clássica. Bravíssimo!!!!